Aracaju poderá subsidiar o transporte público, afirma prefeito Edvaldo | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju poderá subsidiar o transporte público, afirma prefeito Edvaldo
Chefe do executivo também analisa a possibilidade de aumentar o valor da tarifa
Cotidiano | Por Laís de Melo 19/04/2022 10h20


A Prefeitura de Aracaju poderá conceder subsídio público ao sistema de transporte coletivo, conforme anunciou o prefeito Edvaldo Nogueira em entrevista veiculada no programa de rádio da Fan FM. 

Na entrevista, o chefe do executivo municipal reconheceu que Aracaju é uma das poucas cidades que não dá subsídio ao transporte coletivo. O setor enfrenta dificuldades antes mesmo da pandemia da covid-19, mas o cenário piorou substancialmente devido à queda de receita durante o período de isolamento social. 

“Nós estamos discutindo a possibilidade de subsídio, que é uma hipótese que vamos ter que tomar em virtude dos problemas que estão ocorrendo no sistema de transporte, dificuldade de pagamento de funcionários, uma série de questões”, disse o prefeito.

Na capital, uma série de manifestações e paralisações vêm sendo feita nos últimos dois anos, por funcionários do setor que reivindicam o pagamento de salários em dia. As empresas, por sua vez, justificam os atrasos pelas dificuldades financeiras enfrentadas e a falta de subsídio por parte do governo municipal.

O prefeito Edvaldo falou ainda durante entrevista à Fan Fm, sobre a possibilidade de reajustar o valor tarifário dos ônibus, contrariando o posicionamento dado pelo superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Renato Telles, em entrevista ao F5News, quando afirmou que em 2022 não haveria reajuste de tarifa. 

De acordo com os empresários do setor, a arrecadação está cada vez mais insuficiente para manter a cobertura integral dos custos do transporte coletivo. Uma planilha com os novos valores foi enviada no mês de fevereiro para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no entanto, o reajuste não chegou a ser concedido.

Conforme aponta o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), a pandemia ocasionou uma queda de 40% na receita das empresas. 

Segundo o prefeito, a questão está sendo analisada, tendo em vista que outras cidades brasileiras estão concedendo reajustes tarifários. 

“Os empresários estão falando nessa questão do reajuste tarifário, nós temos que analisar. Salvador deu o reajuste, Curitiba deu reajuste de 20%, Teresina deu reajuste, Maranhão já deu reajuste. Então, o Brasil inteiro está reajustando e nós estamos discutindo isso aqui também", disse Edvaldo Nogueira.

"A gente também não pode deixar que o sistema entre em colapso, ele está vivendo momentos de dificuldades. Estamos analisando, como tudo na vida. Tem aqueles que vão se aproveitar do momento, vão ter aqueles que vão falar, deixe eles falarem. Tem gente que está falando sem nem saber o que está falando, mas é isso mesmo”, completou.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
SES Sergipe
26/04/2024  18h30 SES alerta sobre os riscos relacionados à hipertensão arterial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  18h00 Evento esportivo altera trânsito na Orla da Atalaia neste domingo (28)
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  17h22 Investigado por importunação sexual contra mulheres e crianças é preso
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  16h56 Suspeito é preso por descumprir medidas e agredir a mãe em Neópolis
Divulgação
26/04/2024  16h14 X diz que investigados pelo STF tentam burlar ordens de bloqueio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado