Aracaju quer reduzir fila de 6 mil pessoas que esperam atendimento oftalmológico | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju quer reduzir fila de 6 mil pessoas que esperam atendimento oftalmológico
Programa Ver a Vida realiza mutirões em dois pontos fixos; saiba como acessar
Cotidiano | Por Laís de Melo 18/04/2022 11h27


Mais de seis mil pessoas aguardam na fila para consulta oftalmológica em Aracaju. 

Com a alta demanda, a Prefeitura da capital lança nesta segunda-feira (18) o Programa Ver a Vida, com mutirões de atendimentos a fim de reduzir o número de pessoas que esperam por procedimentos.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Waneska Barbosa, a fila de espera para exames ou cirurgias é ainda maior, com 18 mil atualmente. 

Ela explica que o número tem reflexo do período da pandemia da covid-19, quando os atendimentos se reduziram devido ao isolamento social e foram suspensas as cirurgias eletivas. 

"Precisávamos procurar uma alternativa para que a população pudesse ter o tratamento, porque são muitas pessoas que poderiam ter a visão comprometida se não tomassemos algumas medidas para fazer a intervenção necessária neste momento”, destaca a gestora. 

O Programa Ver a Vida será realizado na capital durante os próximos oito meses. Todas as 45 Unidades Básicas de Saúde vão ser incluidas no projeto. O foco serão as carretas oftalmológicas instaladas em dois pontos fixos, sendo um deles a Unidade de Saúde Básica Celso Daniel, no bairro Santa Maria, onde ocorreu a solenidade de lançamento do projeto nesta segunda.

O segundo ponto fixo está instalado no estacionamento do Aracaju Parque Shopping, no Bairro Industrial, zona norte da capital, com início dos atendimentos a partir do dia 18, sem pausa no feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril. 

“Essas duas primeiras semanas serão de consultas. Ficaremos aqui no bairro Santa Maria a semana inteira. Na segunda semana estaremos no bairro Santos Dumont. Na terceira semana esses pacientes que forem atendidos e tiverem necessidade de cirurgia, será realizada no ponto fixo do Aracaju Parque Shopping”, explica a secretária. 

A expectativa da gestão é que a fila seja zerada ou, pelo menos, reduza o tempo de espera para 90 dias. 

“A pandemia deixou um rastro muito grande de sequelas que vamos ter que nos preparar no futuro e é isso que estamos fazendo. Depois vamos tomar medidas para zerar filas em outros exames complementares, como tomografias, ultrassonografias. Uma série de medidas que estamos tomando com o arrefecimento da pandemia”, disse o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Ainda conforme ele, o investimento total para o projeto é de R$ 4 milhões, aplicados à razão de cerca de R$ 400 mil por mês.

Os mutirões realizarão 170 atendimentos por dia. Confira abaixo as primeiras Unidades Básicas de Saúde beneficiadas, localizadas no bairro Santa Maria e 17 de março: 

-Oswaldo Leite

-Elizabeth Pita

-Celso Daniel

-Roberto Paixão

Confira as unidades de Saúde que serão beneficiadas de 25 a 30 de abril, localizadas nos bairros Santos Dumont e 18 do Forte:

- José Machado 

- Renato Mazze Lucas 

- João Oliveira

- Francisco Fonseca

- José Quintiliano

Saiba como garantir atendimento

Para assegurar a consulta com o oftalmologista, o usuário deverá procurar a UBS de referência para atualização dos dados e solicitação do encaminhamento, que deverá ser apresentado no dia da consulta, acompanhado do cartão do SUS. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)
Ilustrativo/Freepik
19/05/2024  07h00 Confira dicas sobre a introdução de alimentos nos primeiros meses de vida
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado