Aracaju registra 19 mortes em acidentes no primeiro quadrimestre do ano | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju registra 19 mortes em acidentes no primeiro quadrimestre do ano
Cotidiano 02/05/2017 12h04 - Atualizado em 02/05/2017 13h32


Por Fernanda Araujo

Todos os dias acidentes são registrados nas estradas e a imprudência é uma das principais causadoras do aumento das estatísticas de morte no trânsito. Na segunda (1) um ciclista morreu atropelado por um carro de passeio numa rodovia, em Aracaju (SE), no momento em que voltava do trabalho para sua residência. Os ocupantes do carro tinham sinais de embriaguez, segundo testemunhas.

Na capital sergipana, de janeiro a abril deste ano já foram contabilizadas 19 mortes por acidente; neste mesmo período do ano passado foram 18 mortes. E a tendência deste ano é de que o número de mortes seja maior que em 2016, segundo a Coordenação de Educação para Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A SMTT ainda faz o levantamento do número de acidentes, com ou sem vítimas.

"Vem agora o mês de junho, com forró, bebida, termina aumentando infelizmente. Se a consciência não falar mais alto em todas as nossas ações, vai demorar pra ter um trânsito gentil e mais humano. Tentamos conscientizar as pessoas para que preservem a sua vida e a do outro, como também o patrimônio que é o veículo. Você escolhe dirigir e falar ao celular e depois arca com as consequências”, ressalta a coordenadora, Selma Dantas.

E é sobre essas decisões que a V Semana Municipal de Trânsito traz o tema ‘Minha escolha faz a diferença no trânsito’, uma das programações do Maio Amarelo. Estudantes, motoristas e cobradores de transporte público participaram nesta terça-feira (2) de uma palestra com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe, Diogo Paiva.

“A escolha pode salvar uma vida. O número de mortes em acidentes hoje é comparável a mortes por arma de fogo. Hoje se fala muito da culpa dos órgãos e não se fala da responsabilidade da sociedade. Não é só não ultrapassar quando tiver viatura, nem só andar a 60 km/h quando tiver radar. A sociedade conhece as regras, mas tem a mania de colocar a culpa na falta de fiscalização, quando não é”, afirma Paiva.

Segundo o inspetor, são quatro fatores que apontam as causas de acidentes: o humano (ultrapassagem, embriaguez ao volante, etc.), problemas na via, o ambiente (chuva etc.) e, por último, falhas no veículo; porém, a imensa maioria dos acidentes é causada por infrações.

“Pedestres não passam na faixa, pessoas deixam animais soltos na via, alguns motoristas atendem o celular no trânsito, mandam mensagem, olham o aplicativo. Para acontecer um acidente é muito rápido, importante ter atenção, se for mexer no aparelho, pare o carro”, orienta. 

Mais Notícias de Cotidiano
Polícia Cívil/Reprodução
16/05/2024  14h13 Policiais civis de Sergipe também estão auxiliando no Rio Grande do Sul
Casal de agentes têm treinamento especializado para atuar em operações nacionais
Reprodução/CBM/SE
16/05/2024  13h26 Vídeo: Bombeiros controlam incêndio em veículo em Nossa Senhora do Socorro
Incêndio ocorreu no conjunto Maria do Carmo e não teve nenhum ferido
Congresso da ABRH-SE reúne gestores de pessoas em Aracaju
16/05/2024  12h11 Congresso da ABRH-SE reúne gestores de pessoas em Aracaju
Gestão de talentos, tecnologia e inovação estão entre os temas debatidos
Reprodução/SSP
16/05/2024  11h54 Polícia Científica recebe analisador de DNA e qualifica laudos periciais
Tecnologia identifica perfis em amostras degradadas e atestar autoria de crimes sexuais
Reprodução Redes Sociais
16/05/2024  11h08 Vídeo: Caminhonete invade farmácia na Barra dos Coqueiros
Acidente foi registrado por câmera de segurança. SMTT informou que faltou freio no veículo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado