Aracaju registra queda nos índices de mortalidade infantil | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju registra queda nos índices de mortalidade infantil
Cotidiano 07/10/2011 15h08


Nos últimos 10 anos, a capital sergipana apresentou uma queda nos coeficientes da mortalidade infantil de 43,5% para crianças recém nascidas com até um mês, e de  41% para crianças com até um ano de vida. Para reduzir ainda mais essas taxas, a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implementou o ‘Projeto Corujinha', que visa ampliar os cuidados primários aos recém nascidos dentro das maternidades públicas e privadas de Aracaju.

O Projeto Corujinha está vinculado ao Programa da Criança do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde(SMS/Aracaju) e, de acordo com a coordenadora do Programa, Rita Bitencourt, desde o mês de setembro de 2011, oito auxiliares de enfermagem do Projeto Corujinha estão atuando em regime de escala, dentro das seguintes maternidades: Gabriel Soares, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Isabel, Santa Helena e maternidade do Hospital da Polícia Militar.
 
Ela destaca que as auxiliares de enfermagem dão assistência aos recém nascidos para melhorar o enfoque e identificação dos bebês que apresentam risco de morte como baixo peso, sífilis congênita, soropositivo e outras patologias. "Nesses casos, a referência técnica do Programa da Criança fará o fluxo necessário acionando as unidades básicas e os ambulatórios de patologias de referência para dar continuidade aos cuidados até a recuperação da criança", explica Rita Bitencourt.
 
O vice-prefeito da capital e secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, explica que o Projeto Corujinha é mais uma novidade da gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como missão fortalecer e ampliar os cuidados na assistência aos recém nascidos dentro das maternidades. "O nosso objetivo é melhorar e garantir uma assistência integral ao binômio mãe/filho e famílias que chegam às maternidades de Aracaju, tanto no setor público quanto no privado", afirma.
 
Rita Bitancourt lembra que o Projeto vai potencializar as ações já desenvolvidas pelo programa intitulado Primeiras Ações de Saúde e Cidadania (PASC) do Ministério da Saúde. "O PASC está implementado desde 2001 nas maternidades e agora com a implementação do Corujinha, o nosso desafio é continuar reduzindo a taxa de mortalidade infantil, em especial, de zero a 28 dias de vida", informa.

Ações estratégicas
 
O Corujinha atua com três ações estratégicas com o objetivo de reduzir as mortes neonatal: melhorias na qualidade da assistência ao pré-natal, na assistência ao parto e a assistência ao recém-nascido. "Dessas ações, se destacam o incentivo ao aleitamento materno, orientação sobre o curativo umbilical e ainda o fluxo para o teste do pezinho, registro de nascimento e o cartão da criança", detalha a técnica de referência do Programa Saúde da Mulher, Magna Dórea.
 
No Brasil, a cada ano diminui em 4,8% a incidência da taxa de mortalidade infantil. "As taxas de redução da mortalidade infantil no Brasil e em Aracaju representam um bom indicador de qualidade de vida. "Porém, países desenvolvidos e outros países da América Latina conseguiram superar essa taxa apresentando índices de mortalidade bem menores. Assim como no Brasil, o nosso desafio é reduzir ainda mais essas taxas", pondera Rita Bitencourt.
 
Treinamento

As auxiliares de enfermagem envolvidas no Corujinha são recém convocadas do último concurso público e foram treinadas no Núcleo de Educação Permanente (NEP) da SMS. Elas têm uma jornada de 36 horas semanais, em regime de escala.
 
Da lista das recém concursadas, Kátia Cilene Celestino, 34 anos, se diz vislumbrada com a oportunidade de participar do Corujinha. "Penso que posso falar por todas as auxiliares que foram capacitadas. No início, estávamos meio apreensivas, porque trabalhar com recém nascido é uma grande responsabilidade. Agora, com as orientações teóricas e técnicas, fomos contagiadas pela idéia de atuarmos para ajudar o SUS a reduzir taxas de mortalidade entre as crianças", diz a auxiliar de enfermagem.

 

Fonte: Agência Aracaju

Mais Notícias de Cotidiano
Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados
26/04/2024  10h10 Sergipe vai receber 56 mil vacinas contra dengue; saiba para quais municípios
Ministério da Saúde quer ampliar cobertura vacinal no país
Divulgação
26/04/2024  09h21 Conheça alimentos que ajudam no combate a hipertensão arterial
A pressão alta atinge 35% da população brasileira
Jorge Henrique/SSP-SE
26/04/2024  08h48 Membros de associação autorizada a cultivar maconha medicinal são presas em SE
Plantio irregular do entorpecente foi encontrado; sementes eram comercializadas ilegalmente
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
O influenciador, que compartilha momentos ao lado das colaboradoras, foi criticado
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
O formato será de pontos corridos na primeira fase, com apenas jogos de ida

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado