Aracajuano ainda está insatisfeito com serviço de transporte público | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracajuano ainda está insatisfeito com serviço de transporte público
CNI: metade da população passa mais de uma hora no trânsito por dia
Cotidiano 14/10/2015 18h59


Por Giovane Mangueira

A falta de estrutura do sistema de transporte público de Aracaju levou o universitário David Araujo, 29 anos, a deixar de usar o serviço. ”A pessoa espera em torno de 40 minutos por um ônibus, com a possibilidade de descer em um dos terminais para ter que pegar outro ônibus e ficar esperando por mais algum tempo. Há um desconforto dentro dos ônibus pela quantidade de passageiros. Simplesmente eu coloco um tênis e vou até os meus compromissos do dia-a-dia a pé, evitando um desgaste, stress, devido ao atraso e superlotação.  Além disso, ainda faço uma grande economia não pagando passagem que é muito cara para o serviço ofertado”, conta o estudante.

Assim como David, metade da população brasileira (46%) utiliza ônibus ou se desloca a pé para o trabalho ou instituições de ensino, conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo revela que  31% da população passa mais de uma hora no trânsito em seus deslocamentos para as atividades rotineiras. Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, como é o caso da capital sergipana, o número de pessoas que perdem pelo menos uma hora de seus dias no trânsito é ainda maior - 39% passam mais de uma hora. Desses, 12% ficam entre duas e três horas, e 4% ficam mais de três horas.

A professora de Espanhol Alayse Alcântara acredita que, apesar das ações do poder públicos para organizar o trânsito, falta respeito por parte da população. “Foi necessário o uso dos radares para que a população tivesse um pouco de "medo" de levar multas. Mas o que falta mesmo é respeito - respeito de um motorista com o outro, com o pedestre, o ciclista e principalmente motociclista, que muitas vezes são imprudentes”, avalia Alayse

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), o número de estudantes que utilizam o transporte coletivo reduziu 30% nos cinco anos. Em 2010, haviam 69.812 mil cartões Mais Aracaju Escolar. Este ano o número caiu para 49.520 mil cartões. Entre os usuários, sobram reclamações.

“O transporte público sofre com uma série de problemas que trazem prejuízos para os usuários. Falta frota para suprir as necessidades da população, o tempo de espera é muito maior do que o ideal, as pessoas chegam a passar mais do que uma hora nos pontos e terminais de ônibus, a superlotação é desconfortável e colabora com a diminuição na qualidade de vida dos usuários, sem contar com a violência exacerbada dentro dos próprios veículos”, analisa a estudante de Jornalismo Caroline Matos, 20 anos.

”É muito desorganizado. (Existem) Poucas linhas ( de ônibus), apesar da integração nos terminais o que pode se considerar um ponto positivo, mas ao mesmo tempo é desestruturado, pois possuímos ônibus em más condições”, opina o estudante universitário Erick Shamir, 24 anos.

Atualmente, a frota que atende a grande Aracaju é de 598 ônibus; desses, 519 estão em circulação. Entretanto, a demanda é bem maior. Uma das alternativas prometidas pela Prefeitura Municipal de Aracaju, (PMA) é o Bus Rapid Transport (BRT), cujo edital de licitação deve ser lançado até o final deste ano. A medida, porém, não é vista como solução. “O BRT não irá acabar com os problemas que enfrentamos com transporte público, eles vão migrar para o BRT. Além disso, vai atrapalhar o fluxo de veículos nas principais avenidas da cidade. O governo não está conseguindo resolver isso com os ônibus, imagine com o BRT”, observa Caroline Matos.

O projeto do BRT prevê a implantação de cinco terminais e estações que serão interligadas por corredores que devem ser criados nas avenidas Rio de Janeiro, São Paulo, Hermes Fontes, Euclides Figueiredo, Maranhão, Tancredo Neves e Beira Mar.

Foto1: F5 News

Foto2: CNI

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado