Atendimento à vítimas de violência sexual reduz 40% em Maternidade | F5 News - Sergipe Atualizado

Atendimento à vítimas de violência sexual reduz 40% em Maternidade
Mulheres menores de idade continuam sendo as mais afetadas
Cotidiano 16/01/2015 09h35


Um levantamento divulgado pelo Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), revelou que o número vítimas de violência sexual atendidas durante o ano passado caiu cerca de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. No ano de 2014 foram contabilizadas 302 consultas a crianças e adolescentes, entre os meses de janeiro e dezembro. Durante o ano de 2013, o número desses pacientes atendidos chegou a 411.

De acordo com a enfermeira e responsável técnica pelo serviço na MNSL, Maria da Glória Sousa, em 2014, a maior incidência dos casos de abuso sexual ocorreu entre jovens menores de 18 anos, em sua maioria do sexo feminino, totalizando 232 casos. Já em maiores de 18 anos, foram registradas 70 ocorrências.

"Muitos jovens que são abusados sexualmente não denunciam por medo de se expor e em decorrência de chantagens feitas pelo agressor, que na maioria das vezes é identificado como um parente ou um conhecido da família. Muitas vítimas se sentem culpadas, o que causa um trauma emocional e psicológico que pode trazer prejuízos irreversíveis, inclusive comprometendo a vida em sociedade”, observa Maria da Glória.

Ainda segundo a responsável técnica, é essencial que a vítima de violência sexual seja atendida o quanto antes. “O ideal é que procure a MNSL imediatamente, pois profilaxia contra gravidez indesejada e contra as DST’s pode ser prescrita em tempo hábil. No caso da administração do antiretroviral, coquetel contra o vírus HIV, causador da Aids, pode ser feita em até 72 horas”, destaca.

Tipos de Violência

Estatísticas do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da MNSL apontam ainda o abuso e o estupro como os tipos de violências mais comuns. “O abuso sexual praticado contra crianças pode ocorrer na família, através do pai, padrasto, irmão ou outro parente qualquer. Outras vezes ocorre fora de casa, como por exemplo, na casa de um amigo da família, da pessoa que toma conta da criança, na casa do vizinho, de um professor ou mesmo por um desconhecido”, relata a enfermeira.

Em casos de violência sexual, o acompanhamento psicológico está relacionado à superação das dificuldades, bloqueios e traumas. "Quando alguém sofre qualquer tipo de violência, deve oficializar a denúncia em uma Delegacia Especializada ou Conselho Tutelar. Depois, a vítima é encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exame de corpo de delito. Em seguida, recebe atendimento médico na MNSL, que é referência para casos de violência sexual", frisa ainda a profissional.

O Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual funciona 24 horas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, de domingo a domingo. Os pacientes fazem o acompanhamento durante seis meses com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares de enfermagem.

*Com informações da Agência Sergipe de Notícias

Foto Ilustrativa : Divulgação FHS

Mais Notícias de Cotidiano
Campo do Brito/Master drones
20/05/2024  16h12 Suspeito de homicídio em Campo do Brito é preso em Aracaju
A prisão do homem ocorreu após divulgação de foto pela Polícia Civil
Google Maps
20/05/2024  15h32 Codevasf abre concurso público com 61 vagas e salário de R$ 9.065,95
Em Aracaju, há uma vaga disponível para jornalista na 4ª Superintendência Regional
SES Sergipe
20/05/2024  15h03 Dia Mundial de Doação do Leite Humano: saiba onde doar em Aracaju
“O leite materno é fonte de proteína, de gordura e de vitaminas", explica médica
CBMSE/Ilustrativa
20/05/2024  15h02 Investigado por incêndio criminoso em Itaporanga d’Ajuda é preso
O suspeito teria ateado fogo na residência em duas oportunidades no mesmo dia
Agência Sergipe
20/05/2024  13h24 Em três anos, Detran de Sergipe concede apenas 72 CNHs Sociais
Programa tinha meta inicial de 1200 permissões para dirigir concedidas por ano

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado