Banco do Nordeste premia empreendedores e produtores rurais em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Banco do Nordeste premia empreendedores e produtores rurais em Aracaju
A solenidade reconheceu o trabalho desenvolvido em áreas de atuação do BNB em Sergipe
Cotidiano | Por Yara Lima 16/11/2023 11h24


O Banco do Nordeste (BNB) realizou a XVI edição do Prêmio de Microfinanças e a XVI edição do Prêmio de Agricultura Familiar, onde foram premiados três empreendedores urbanos e cinco produtores rurais de oito municípios do estado de Sergipe. O evento aconteceu na última terça-feira (14). 

A solenidade foi realizada no auditório da superintendência estadual do BNB, no centro de Aracaju, como um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em atividades produtivas nas áreas de atuação do banco no estado.

 

Natural de Nossa Senhora do Socorro, região metropolitana de Aracaju, a empreendedora premiada Maria José da Silva Tavares começou o trabalho vendendo cosméticos de porta em porta até conseguir abrir a própria loja e virar líder de vendas. 

Para o F5 News a empreendedora informou que chegou a liderar uma equipe com 150 mulheres na região de Socorro e na Zona Norte de Aracaju. “Peguei um empréstimo no banco para investir em mais produtos e, por consequência, investir na minha própria loja. O que me levou a expandir os meus conhecimentos para mulheres que assim como eu também começaram batendo nas portas das pessoas”, relatou Maria ao Portal.

De acordo com o Superintendente estadual do Banco do Nordeste, César Santana, a transformação na vida das pessoas através do capital investido pelo banco é a maior motivação deste trabalho. 

“Eu acho que isso é a razão de ser do banco, é o que nos emociona e nos motiva e faz com que a gente goste cada vez mais do que faz porque a gente vê como produtores que não tiveram a oportunidade de estudar, de crescer e com muito trabalho e ajuda do banco conseguem dar qualidade de vida a família, e cresce de forma sustentável. É o que nos dá a satisfação de continuar fazendo este trabalho ”, informou o superintendente ao F5 News.

 

Para o jovem de apenas 21 anos, João Alcides Hora Silva, premiado na categoria Empreendedorismo da Agricultura Familiar através da criação de gado para corte e cultivo de mandioca no município de Itabaianinha, região do sul sergipano, o prêmio é um incentivo para seguir com as mudanças que ele vem fazendo no próprio trabalho. 

Para o F5 News, João informou que usou os financiamentos do banco para realizar o melhoramento genético do próprio rebanho. "Desde criança eu sempre tive muito interesse em bovinos, minha mãe comprou a minha primeira vaca e aos poucos fui conseguindo montar um rebanho fraco em qualidade, mas era um começo”, disse o jovem. 

Segundo João, com o apoio do banco, foi possível aumentar o rebanho e expandir o trabalho. “Aos 18 anos comecei a trabalhar com melhoramento genético e surgiu a oportunidade de usar o capital do banco para investir nesse trabalho. Agora é seguir melhorando a qualidade do rebanho e aumentar a quantidade, além de seguir expandindo essa qualidade para outros fazendeiros da região”, contou ao Portal.

Comissão

De acordo com o BNB, os clientes do Crediamigo foram selecionados por uma banca composta por representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Já para os empreendimentos rurais, a equipe do Banco do Nordeste contou com a colaboração de representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
30/04/2024  18h26 Avô é preso suspeito de estuprar neta de 3 anos em Aracaju
IFS
30/04/2024  18h20 IFS abre concurso para professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Pixabay/Ilustrativa
30/04/2024  16h54 Homem é preso por violência doméstica contra a mãe em Aracaju
Gabriel Ribeiro/F5 News
30/04/2024  16h34 Serviços públicos e privados têm mudanças de horários no feriado em SE; confira
Arthuro Paganini
30/04/2024  16h06 PGE-SE lança cartilha com orientações para agentes públicos nas eleições

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado