Base do Samu no Mosqueiro será transferida para o Aeroporto de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Base do Samu no Mosqueiro será transferida para o Aeroporto de Aracaju
Cotidiano 08/09/2015 17h30


Por Fernanda Araujo

A superintendência do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu 192) quer que a base localizada no bairro Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju (SE), seja transferida para o Aeroporto da capital sergipana para cobrir toda a área de expansão. Na tarde desta terça-feira (08), foi firmado um acordo com a superintendência da Infraero em Sergipe para concessão do espaço.

De acordo com a assessoria de comunicação do Samu Sergipe, as equipes do setor de arquitetura e infraestrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) irão se reunir com a equipe de manutenção do Aeroporto nesta quarta-feira (9) com o objetivo de definir quais serão as  adequações estruturais realizadas no espaço ofertado pelo aeroporto, para melhor receber as equipes operacionais do Samu que irão atuar no local. A superintendência do serviço acrescenta  ainda que inicialmente ficou definida a permanência de uma equipe de Unidade de Suporte Básico (USB) no local.

A proposta é manter as ambulâncias no Mosqueiro aos finais de semana – quando há maior atendimento com esporádicos acidentes – e criar uma base no Aeroporto para ficar centralizada e com tempo/resposta mais rápido para atender as ocorrências, segundo a superintendente Conceição Mendonça (foto). “O superintendente forneceu um espaço para a gente colocar equipes lá (no Aeroporto)”, disse.

O que facultou a negociação da retirada da base temporária do Mosqueiro, que fica em um contêiner próximo à Companhia de Policiamento Rodoviária Estadual (CPRV), foi a tentativa de diminuir o tempo para atender as ocorrências na zona de expansão.

“Segundo estatísticas que fizemos sobre o número de saídas de ambulâncias, constatamos que cerca de 85% a 90% dos atendimentos daquela base estavam sendo feitos para o Aeroporto, 17 de Março, Augusto Franco, Santa Maria e Atalaia, tendo um tempo/resposta demorado. isso foi uma questão muito técnica que a gente identificou. No Aeroporto tem um tempo/resposta bem melhor”, avalia Conceição Mendonça.

Outro fator determinante para pedir a mudança é a falta de segurança na área. Por três vezes a base do Mosqueiro foi invadida. “Apesar de estar ao lado da CPRV, no momento que os policiais estão fazendo ronda, a equipe do Samu fica muito exposta. Pessoas fumando maconha já entraram agredindo a equipe, chegavam com paciente esfaqueado batendo na ambulância”, lembra.

A superintendente afirma que, desde a última agressão, a situação foi comunicada ao Comando do 8º Batalhão da PM e a Secretaria de Segurança Pública, além disso, parte da equipe do Samu no Mosqueiro foi retirada, mas a base não foi desativada. “Vamos reestudar todo esse modelo geocêntrico entendendo a expansão de Aracaju e a necessidade de ambulâncias”, afirmou.

*Colaborou Will Rodrigues

Mais Notícias de Cotidiano
Marcelle Cristinne/ PMA
13/05/2024  12h01 Conheça mitos e verdades sobre o mosquito Aedes aegypti e a dengue
O Aedes aegypti é conhecido por ser o vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya
Divulgação PRF
13/05/2024  11h55 PRF prende grupo com revólveres e balaclavas em Itabaiana (SE)
Três suspeitos acabaram detidos. Envolvidos já tinham passagens pela polícia
Reprodução/ CBMSE
13/05/2024  10h43 Corpo de adolescente é encontrado após afogamento no Rio do Porto (SE)
O jovem, que tinha 16 anos, estava na companhia de um amigo quando desapareceu
Igor Mathias/Secom
13/05/2024  10h25 Confira oportunidades de trabalho divulgadas pelo NAT nesta segunda (13)
Ao todo, estão disponíveis 46 vagas de emprego para diversas áreas
Reprodução ASN
13/05/2024  10h00 Pesquisas se aprofundam em propriedades cicatrizantes da mangaba
Produtos chegam a sabonetes e membranas cicatrizantes feitas à base do fruto

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado