Calor intenso continua no outono: especialista alerta para cuidados | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Calor intenso continua no outono: especialista alerta para cuidados
A meteorologista afirmou que as temperaturas devem se manter elevadas na capital
Cotidiano | Por F5 News 20/03/2024 14h30


Às 0h06 desta quarta-feira (20) marcou o inicio do outono e a despedida do verão, e em Aracaju o calor intenso não deu trégua. Para entender melhor as previsões climáticas para a estação e reforçar os cuidados necessários nesse período, F5 News conversou com a meteorologista Wanda Tathyana de Castro Silva.

"Mediante a estação de verão, espera-se altas temperaturas, mas devido à atuação do fenômeno climático El Niño e às mudanças climáticas, as temperaturas se intensificaram, causando desconforto térmico para a população", avaliou.

Quanto às previsões para as temperaturas no outono, a meteorologista afirmou que as devem se manter elevadas em todo o Estado.

Ela alertou sobre os cuidados que a população deve ter em períodos de calor intenso. "Ingerir bastante líquidos; evitar tomar sol entre as 10h e às 16h; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; evitar a exposição prolongada ao sol; usar protetor solar com fator de proteção adequado; consumir frutas com muita água; fazer exercícios durante as horas mais frescas do dia, se possível; não usar roupas sintéticas, preferir tecidos orgânicos e leves, dentre outros", destacou Wanda

Sobre as tendências climáticas para os próximos meses, a meteorologista confirmou que o calor deve continuar nos próximos meses, conforme análises da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).

Wanda também falou os impactos do calor excessivo na saúde das pessoas e no ambiente. "Queda da pressão arterial; fraqueza; estresse e impaciência; doenças cardiovasculares; insolação; desidratação; tontura; náuseas; confusão mental; convulsões, dentre outros; em casos extremos, até a morte", destacou.

Para minimizar os efeitos do calor intenso, tanto individualmente como coletivamente, a meteorologista sugeriu: "Uso de aparelhos de ar condicionado, climatizadores e ventiladores; tomar banho frio; usar panos frios no pescoço e pulsos, dentre outros."

Por fim, ela ressaltou a importância de se manter informado sobre as condições climáticas e seguir orientações de proteção durante períodos de calor intenso. "A maioria das atividades humanas depende das condições climáticas, por isso é de extrema importância acompanhar a previsão do tempo e do clima. A variabilidade climática é bastante dinâmica, e essas informações devem ser transmitidas à população em tempo hábil para que todos os setores da sociedade sigam todas as recomendações indicadas pelos profissionais", afirmou a meteorologista Wanda de Castro.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Igor Matias/ Agência Sergipe
08/05/2024  11h50 Confira as vagas divulgadas pela Secretaria do Trabalho nesta quarta-feira
Reprodução/ Agência Sergipe
08/05/2024  10h59 Chuvas intensas em Sergipe devem continuar até esta quinta (9)
Reprodução/Google Maps
08/05/2024  10h47 Correios em Sergipe passam a receber donativos para o RS
Reprodução/SSP
08/05/2024  10h36 Homem é morto e dois são presos, suspeitos de tráfico de drogas em SE e AL
Mario Souza/SES
08/05/2024  09h55 Interno mata paciente dentro do Hospital São José

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado