Campanha contra a Hanseníase e as Verminoses será iniciada em agosto | F5 News - Sergipe Atualizado

Campanha contra a Hanseníase e as Verminoses será iniciada em agosto
Cotidiano 19/07/2016 21h42


Sergipe se prepara para iniciar mais uma campanha contra a Hanseníase, as Verminoses, a Tracoma e a Esquistossomose, a quarta edição que acontece de forma conjunta para as quatro doenças. Sob a orientação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os municípios devem iniciar os trabalhos com a Semana de Mobilização, que será realizada entre os dias 22 e 26 de agosto, chamando atenção da população para a importância da detecção e do tratamento precoce dessas doenças. As ações seguirão até o mês de setembro, mas o sistema do Ministério da Saúde estará disponível até o final do ano para as prefeituras.

De acordo com a gerente do Núcleo de Doenças Transmissíveis da SES, Mércia Feitosa, as atividades da campanha serão divididas por etapas e terá o apoio das Secretarias Municipais de Educação. 

No caso das Verminoses, as escolas devem enviar aos pais um documento para que eles autorizem que a criança receba a medicação. “Precisa haver uma articulação entre a Atenção Básica, que será executora das ações, diretores e professores das escolas, além das famílias. A alta infestação de Verminoses causa Anemia, que pode ter como consequência para a criança um déficit de aprendizagem. Por isso, o tratamento é importante”, frisa.

Para a Hanseníase, a campanha terá como foco a detecção de novos casos, especialmente em menores de 15 anos. A escola também enviará aos responsáveis uma ficha, chamada de “autoimagem”, onde eles poderão representar numa figura se e onde seus filhos possuem algum tipo de mancha.

“A criança que tiver indicação será avaliada pelo médico e enfermeiro na Unidade Básica de Saúde. Sendo identificada a doença, ela será tratada”, complementa, lembrando que os familiares dessa criança também serão examinados e tratados, se houver necessidade.

Os municípios que têm pessoas habilitadas para fazer o teste para Tracoma também realizarão os exames nas crianças. Sendo encontrado o bacilo causador da infecção, ela será tratada, também na Unidade Básica de Saúde, assim como a família. “No caso da Esquistossomose, a campanha ocorrerá somente nas cidades que têm uma prevalência acima de 25% para a doença. Nessas localidades as escolas receberão as ações, as crianças serão pesquisadas e o tratamento realizado”, informa Mércia Feitosa.

Fase preparatória 

Nessa quarta-feira (20), haverá uma reunião com representantes das Vigilâncias Epidemiológicas de cada município para que as últimas diretrizes sejam passadas. Segundo a gerente do Núcleo de Doenças Transmissíveis, o Estado está na fase preparatória, de entrega da medicação e apresentação dos formulários que as equipes municipais deverão utilizar.

“Sergipe está classificado como alto risco endêmico para Hanseníase, com uma taxa de detecção em menores de 15 anos de 3,10/100.000 habitantes em 2015, uma média de 350 casos novos/ano”, lamenta Mércia Feitosa.

Para ela, a campanha ainda não está conseguindo captar essas crianças dentro das escolas, por isso a necessidade de ampliar o olhar dos profissionais de educação e da família para a importância de detectar esses casos precocemente.

“Temos o registro de crianças menores de 15 anos com um grau de incapacidade física ou deformidade, o que não ocorreria se a doença fosse detectada e tratada de forma precoce. Por isso, pedimos que todos os profissionais envolvidos na campanha atuem de maneira constante para conscientizar essa população”, conclui.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Vítimas foram retiradas das ferragens pelos Bombeiros e encaminhadas ao hospital
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Animais foram encontrados no Povoado Volta. Criatório abastecia comércio na região
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)
Acidente aconteceu na noite deste sábado (18) na Rodovia SE-179
Ilustrativo/Freepik
19/05/2024  07h00 Confira dicas sobre a introdução de alimentos nos primeiros meses de vida
Leite materno e comida com texturas e cores diferentes, são algumas das dicas
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Fato ocorreu na manhã deste sábado (18), no Premabas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado