Campanha organizada por aquaristas colabora com doação de sangue | F5 News - Sergipe Atualizado

Campanha organizada por aquaristas colabora com doação de sangue
Cotidiano 27/10/2015 14h00


O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu a campanha ‘Aquarismo Sergipe’. Organizada por voluntários proprietários de aquários a ação com o intuito de estimular a doação de sangue e o cadastro de medula óssea, também colaborou com o estoque de sangue do final de semana.

Ao final do atendimento, que aos sábados ocorre regularmente das 8h às 12h, o serviço contabilizou 70 cadastros de candidatos à doação, com um saldo positivo de 58 doações de sangue efetivadas. Essas bolsas passam pelo laboratório destinado à análise sorológica e depois para produção de concentrados de plaquetas, hemácias e plasma, dentre outros.

Vinícius Góis e Flávia Fredo Esmeraldo, organizadores da ação Aquarismo Sergipe relataram que o retorno da campanha está relacionado às mobilizações sociais em defesa da vida. Eles lembram que a doação salva vidas. “No passado meu avô precisou de transfusão de sangue e foi esse desejo que me motivou não só a me tornar um doador, como criar um projeto para incentivar as pessoas do meu convívio a doar”, detalhou Góis.

Flávia contou que viveu uma experiência pessoal, com o nascimento prematuro da filha. Ela lembrou que na época a menor necessitou de algumas transfusões sanguíneas. “No meu caso tive que vivenciar a importância da doação dessa forma. O importante é que hoje eu entendo e converso com outras pessoas sobre essa necessidade de se tornar um doador regular para ajudar as pessoas que necessitam”, avaliou.

Para Williane Santos a campanha foi uma oportunidade de retornar ao serviço. “Sou doadora voluntária de sangue. Só não estou frequente, por causa da organização do meu tempo entre trabalho e outras atividades. Acho que é um ato muito importante por isso, faço questão de vim com o grupo”, declarou a jovem ao acrescentar que é uma forma de estimular outros grupos a colaborar com a doação de sangue.

Victor José Lopes Lima afirmou que o dia foi especial em função de sua primeira doação de sangue. “Essa é uma ação humanitária e de solidariedade ao próximo, que nem conhecemos, mas que necessita do apoio de todos que tem o desejo de ajudar, seja para um tratamento de saúde ou uma cirurgia”, comentou o novo doador.

 
Serviço

Para doar é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar a partir de 50 kg e apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista. A coleta de sangue do Hemose funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Mais Notícias de Cotidiano
PMSE/Reprodução
06/05/2024  14h55 Homem é preso, suspeito de ameaçar mulher com uma faca e quebrar móveis
Ele teria ainda danificado a moto da vítima e fugido quebrando o telhado da casa
Rede social/Reprodução
06/05/2024  14h16 Concurso para fuzileiros navais é adiado para 21 de maio
A decisão foi tomada em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul
SES Sergipe
06/05/2024  14h14 Equipe do Samu Sergipe vai para o Rio Grande do Sul para auxiliar no resgate
O número de mortes em decorrência dos temporais que atingiram o RS subiu para 83
Divulgação
06/05/2024  13h06 Bombeiros sergipanos sofrem acidente a caminho do Rio Grande do Sul
Eles vão atuar na operação de salvamento das vítimas das chuvas
Reprodução/ Arthuro Paganini
06/05/2024  11h34 INMET emite alerta de chuvas para regiões de Sergipe até a quarta-feira (8)
O acumulado de chuvas deve atingir o leste, agreste e sertão sergipano

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado