Cansaço e falta de ar são as principais sequelas em pacientes pós-covid | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Cansaço e falta de ar são as principais sequelas em pacientes pós-covid
Reabilitação acontece em Aracaju num Centro especializado da Secretaria de Saúde
Cotidiano | Por Laís de Melo e Will Rodriguez 10/12/2021 12h10


Vencer a batalha contra a covid-19 foi uma conquista para milhares de pacientes. No entanto, deixar o leito hospitalar e voltar para casa, nem sempre foi um ponto final. Muitos precisaram dar continuidade ao tratamento em função de sequelas causadas pela doença.

De acordo com o gerente do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), o fisioterapeuta Jefferson Lucas Marques de Jesus, normalmente os pacientes sofrem de cansaço e pequena falta de ar quando fazem esforços. Para melhora dos sintomas, necessitam de reabilitação por meio de fisioterapia física e respiratória. 

“É como um treinamento físico, só que para o pulmão. Com o tempo, vai pegando condicionamento e melhorando gradativamente”, conta o profissional. 

Ainda segundo Jefferson, os pacientes que precisam de fisioterapia respiratória são encaminhados ao CER II, localizado na Universidade Tiradentes (Unit), no bairro Farolândia, em Aracaju.

Ele explica que o tempo médio de tratamento depende de caso para caso. “Tem pessoas que se reabilitam mais rápido, e outras que têm um tempo mais demorado. Quem vai dar a resposta é o paciente. Tem alguns que levam meses, outros que em menos de um mês já podem retornar às atividades”, afirmou.

O público que menos necessitou de reabilitação foi o infantil. Conforme Jefferson, adultos e idosos predominaram com sequelas da covid-19, tendo que dar continuidade ao tratamento. “Assim como o idoso foi o mais acometido pela doença na primeira onda, e na segunda onda os adultos, esses são os que mais necessitam de reabilitação. O idoso leva sempre um tempo maior do que um adulto saudável”, disse Jefferson ao F5News. 

SMS

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a Prefeitura oferta reabilitação motora e respiratória por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER II). “O fluxo é feito pela Unidade Básica de Saúde, que envia a solicitação para o setor de regulação. Além do CER, a rede municipal tem contrato com Ciras, Apae e diversas clínicas conveniadas, que ofertam serviços de reabilitação física e intelectual com fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos, fonos, médicos e assistente social. Na Apae, são atendidos pacientes do interior”, informa a Comunicação da Pasta. 

O CER II fica no Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos) e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Uma vez feito o encaminhamento via Unidade Básica de Saúde, o usuário passa por uma triagem para que a consulta com os especialistas seja marcada e realizadas as sessões necessárias para o processo de reabilitação. As triagens e avaliações são feitas semanalmente.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
MPT-SE/Reprodução
13/05/2024  18h15 Data da Abolição da Escravatura retoma debate sobre reparação a negros
SMTT Aracaju/Reprodução
13/05/2024  18h14 Três carros se engavetam na Acrísio Cruz: motorista assume culpa
Redes Sociais/ Reprodução
13/05/2024  17h40 Anitta após polêmica sobre música com Candomblé: “Não me importo mais”
PMSE/Reprodução
13/05/2024  17h37 Polícia resgata 56 pássaros silvestres em feira livre de Carira
Arthuro Paganini
13/05/2024  17h31 Saúde reforça cuidados preventivos contra a leptospirose

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado