Captação de córneas no HU beneficia usuários na fila de transplante | F5 News - Sergipe Atualizado

Captação de córneas no HU beneficia usuários na fila de transplante
Cotidiano 12/07/2016 16h07


A legislação brasileira sobre doação de órgãos e tecidos só permite a doação de órgãos após a morte, com a autorização dos familiares. No Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), existe a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott), que faz um trabalho incansável para organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

É o que explica a enfermeira Sineide Linhares, membro da Cihdott. “A gente só consegue fazer essa captação se a família autorizar. Antes disso, é necessária uma avaliação geral, porque nem todo paciente que tem seu óbito constatado está apto a doar”, conta.

Neste mês, o HU-UFS conseguiu captar duas córneas para transplante. O material foi encaminhado à Organização de Procura de Órgãos em Sergipe (OPO-SE), que fica no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). “Desde a efetivação da Cihdott no HU foi a primeira vez que conseguimos realizar esse procedimento, que certamente beneficiará pessoas que estão na fila de transplante, melhorando a qualidade de vida delas. Para mim, é uma grande satisfação fazer parte desse processo”, afirma a enfermeira.

De acordo com Sineide Linhares, quando a Comissão é avisada sobre o óbito, entra em contato com a OPO-SE para providenciar o encaminhamento do material. “Enviamos as córneas e uma amostra de sangue do paciente, para que seja feita uma avaliação com o máximo de segurança.

Barreira

Uma das nossas maiores dificuldades ainda é o convencimento das famílias”, explica. “Nós sabemos que esse é um momento muito difícil, de muita dor, mas todos nós vamos passar por isso um dia. É muito importante pensar naqueles que estão, por exemplo, precisando enxergar, e por que não dar uma oportunidade a essas pessoas que estão em uma fila de transplante?”, questiona.

Cihdott

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), unidade filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é formada por uma equipe multiprofissional da área de saúde.

No HU-UFS, o grupo existe desde 4 de janeiro de 2007, quando o reitor da UFS publicou a Portaria nº 015, criando a sua primeira composição. A última atualização da Cihdott ocorreu através da Portaria nº 057, de 11 de novembro de 2014, em ato formal realizado pela superintendente do HU-UFS/EBSERH, a infectologista Ângela Silva.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente
Uma das fontes de proteína animal mais acessíveis, ovo traz benefícios variados para a saúde
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Energisa informou que 50% dos clientes já tiveram o fornecimento reestabelecido
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Suspeitos teriam tentado realizar um assalto e fugiram de bloqueio policial
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
A população gaúcha tem sofrido com fortes chuvas ao longo dos últimos dias
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Demolição segue determinação judicial. Órgãos municipais estarão atuando

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado