Centrais sindicais fazem ato em apoio a servidores da FHS | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Centrais sindicais fazem ato em apoio a servidores da FHS
Temor é de demissão em massa após o fim do contrato da FHS com a SES
Cotidiano | Por F5 News 19/06/2023 14h46 - Atualizado em 19/06/2023 15h09


Sindicatos da área da Saúde organizaram um protesto em frente ao Palácio Governador Augusto Franco nesta segunda-feira (19), em Aracaju, com o objetivo de cobrar uma resposta do Governo em relação à garantia dos empregos dos trabalhadores da Fundação Hospitalar de Saúde, caso o contrato com a FHS seja extinto. Servidores da Fundação anunciaram a paralisação das atividades por 24h.

A Fundação Hospitalar de Saúde foi criada pela Lei nº 6.347, de 2 de janeiro de 2008, e instítuida em novembro do ano seguinte, é responsável pelo gerenciamento dos hospitais regionais de Estância, Itabaiana, Lagarto, Propriá e Nossa Senhora do Socorro, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Hospital Local de Neópolis, Unidade de Pronto Atendimento de Boquim e Hospital Local de Tobias Barreto, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).

O temor da categoria é que aconteça uma possível demissão em larga escala caso o contrato firmado entre a SES e FHS, previsto para terminar em abril de 2024, seja concluído sem que haja uma renovação.

SES

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse manter um diálogo constante entre os servidores da FHS e afirmou que não há riscos de demissão para os servidores públicos da Fundação. 

Confira abaixo a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que mantém diálogo constante com os servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) por meio da Mesa Permanente de Negociação. 

Como é de conhecimento público, há uma ação do Ministério Público Federal (MPF) que se refere à relação do vínculo contratual da FHS com a Secretaria de Estado da Saúde.  Portanto, a SES reitera que não há riscos de demissão para os servidores públicos da FHS. 

A SES comunica também que mantém o compromisso de cumprimento da manifestação judicial, e apresentará propostas que abarquem a substituição do modelo de gestão, como alternativa à FHS, que garanta o quadro de pessoal da Rede Estadual de Saúde, admitido pelo ordenamento jurídico e em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Entenda

Desde 2018, através do PL 98/2018, após o MPF determinar o fim do contrato da Fundação com o governo de Sergipe, que a situação dos trabalhadores da FHS é pauta. Segundo o PL, os mais de seis mil funcionários da entidade passariam a integrar um quadro especial dentro da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mas ainda no regime celetista.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação SSP
19/05/2024  20h08 Operação prende investigados por morte de homem em condição de rua
Agência Aracaju
19/05/2024  17h37 Mercados Virgínia Franco e Milton Santos estarão fechados nesta segunda (20)
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado