Cerca de 15% das crianças e adolescentes de Sergipe têm excesso de peso | F5 News - Sergipe Atualizado

Cerca de 15% das crianças e adolescentes de Sergipe têm excesso de peso
Cotidiano 07/03/2016 12h15


Por Will Rodriguez e Aline Aragão

A obesidade infantil é um distúrbio alimentar que tem atingindo cada vez mais crianças e adolescente de forma precoce. Um estudo realizado pela doutora em Nutrição, Danielle Góes da Silva, pretende analisar a linha de cuidado disponível nos serviços públicos de saúde do estado de Sergipe para crianças e adolescentes com excesso de peso.

Segundo a pesquisadora Danielle, de acordo com a última pesquisa nacional (2008-2009), o sobrepeso atinge cerca de 34% de crianças brasileiras de 5 a 9 anos, e a obesidade 14,3%. Em Sergipe, ainda não houve estudos com amostragem representativa do estado, que identificassem o problema do excesso de peso entre crianças e adolescentes. Contudo, resultado de pesquisa publicada pelo IBGE em 2009 com escolares no 9º ano do ensino fundamental do município de Aracaju, identificou 14,2% de sobrepeso e 5,4% de obesidade.  Ainda, em 2010, tese de mestrado com pré-escolares de escolas públicas de Aracaju identificou cerca de 13% de excesso de peso.

“A partir de 2013, o Ministério da Saúde publicou portarias que instituíram a organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e da obesidade como linha de cuidado prioritária da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas Não transmissíveis no âmbito do SUS. Com base nisto, e no aumento da obesidade infantil em todo país, vimos a importância de analisar quais as ações e serviços atualmente disponíveis ao cuidado nutricional de crianças e adolescentes com excesso de peso do estado de Sergipe. No intuito de posteriormente, construir uma proposta de linha de cuidado e submeter à apreciação e pactuação com os gestores de saúde.”, pontua.

Problemas psicossociais, ortopédicos, respiratórios, endócrinos, gastrointestinais e até cardiovasculares são alguns das principais consequências do excesso de peso na infância. Segundo a pesquisadora Danielle, esses problemas têm afetado cada vez mais esse público jovem devido aos hábitos alimentares inadequados, desde os primeiros anos de vida, e ao sedentarismo.

“As últimas pesquisas de consumo alimentar mostraram que o brasileiro tem aumentado drasticamente o consumo de alimentos ultraprocessados, com alto teor de açúcar, sal e gordura saturada, e baixo teor de fibras e de nutrientes como as vitaminas e minerais, e reduzido o consumo de alimentos regionais como arroz e feijão e produtos naturais como frutas e legumes. Também, o estilo de vida sedentário vem fazendo parte do nosso dia-a-dia. Não se pode perder de vista que as crianças e adolescentes estão expostos da mesma forma a todo este ambiente promotor da obesidade, fato que merece atenção por parte dos serviços públicos de saúde”, alerta Danielle.

O estudo que vem sendo desenvolvido com o financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) pretende avaliar qual a rede de serviços públicos disponível para atenção nutricional às crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade no estado de Sergipe.

Ainda segundo a pesquisadora Danielle Góes, o problema da obesidade infantil precisa ser reconhecido pela gestão da saúde, e as ações de proteção, vigilância e assistência ao cuidado nutricional deste grupo precisam ser implementadas o quanto antes, a fim de evitar maior comprometimento à saúde destes indivíduos. “Muitas vezes a gestão de saúde não reconhece o problema porque os dados disponíveis ainda não foram organizados e analisados devidamente. A partir do momento que o problema é identificado, as estratégias de ação podem ser elaboradas e discutidas visando o aprimoramento da qualidade da atenção integral à saúde desses usuários nos serviços públicos de saúde.”

*Com Fapitec

 

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Fato ocorreu na manhã deste sábado (18), no Premabas
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Etapa abrange dívidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Sorteio das vagas será realizado na próxima terça-feira (21), a partir das 10h
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Dados são do Censo de 2022. Sergipe possuía 240.415 pessoas com mais de 15 anos não alfabetizadas
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Prisão aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (17), em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado