Chef César Soutello explica os benefícios da gastronomia saudável | F5 News - Sergipe Atualizado

Chef César Soutello explica os benefícios da gastronomia saudável
Cotidiano 17/10/2017 07h26 - Atualizado em 17/10/2017 10h07


Que todo brasileiro adora comer bem, isso é verdade! Agora, você já ouviu falar sobre gastronomia saudável? Quem está sempre ligado às novidades do universo gastronômico já deve ter percebido que essa nova modalidade está virando uma verdadeira febre entre os brasileiros por causa da sua proposta inovadora. Muito mais que habituar-se com aquelas saladinhas ou dietas estabelecidas no dia-a-dia, esse novo conceito, que tornou-se um estilo de vida, vem ganhando cada vez mais adeptos, movimentando as mídias sociais e ajudando a melhorar os hábitos alimentares de muitas pessoas, proporcionando aos seus seguidores uma farta variedade de produtos, ingredientes e novas receitas culinárias que aliam sabor com muita saúde.

“O grande diferencial da gastronomia saudável é justamente retirar a ideia de que optar por uma alimentação diferenciada é abrir mão do sabor. Hoje em dia, é possível comer bem usando apenas a nossa criatividade e escolhendo, claro, os ingredientes corretos”, explica o conceituado chef César Soutello.

Segundo o culinarista, quem pretende investir nesse novo estilo de vida, e que não deseja perder a satisfação de se alimentar bem, precisa ter em mente que a palavra “equilíbrio” é a chave de tudo. “Antes de qualquer coisa, as pessoas que querem adotar essa modalidade em suas vidas precisam entender e conhecer muito bem cada alimento, quais são seus nutrientes e o que eles irão trazer de benefícios para a saúde. Por isso, é fundamental que as pessoas procurem um nutricionista para saber quais alimentos podemos e devemos consumir”, detalha o gastrônomo, salientando que a gastronomia saudável vai muito mais do que o simples hábito de cozinhar, mas, cozinhar com paixão sempre buscando aliar o melhor sabor com o melhor ingrediente.

Como a busca por uma alimentação saudável é um assunto que agrada e que é de interesse de todos, o chef César Soutello cita alguns benefícios que esse novo conceito pode oferecer. Entre eles, destacam-se: a diminuição e manutenção do peso, a diminuição de doenças ligadas à má alimentação, o consumo de produtos de melhor qualidade, o equilíbrio hormonal, maior disposição para encarar as atividades do dia, além de melhorar significamente o humor.

“Como uma boa alimentação está literalmente associada ao nosso sistema emocional, alimentos como salmão, tomate, linhaça, vegetais e até mesmo o próprio chocolate contribuem para a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e sono, proporcionando bem-estar ao indivíduo”, comenta Soutello.

Conhecedora de sabores e texturas de vários lugares exóticos do mundo, a exemplo da Tailândia e do Havaí, cuja a alimentação saudável é tradição  entre os habitantes e que faz parte do processo cultural, a estudante de medicina e influenciadora digital, Thamires Vieira, que por sinal é noiva do culinarista César Soutello, sabe muito bem da importância de ter uma alimentação rica em nutrientes e sabores. Ela, inclusive, trouxe para Aracaju uma nova tendência de alimentação saudável: o Poke.

“O poke, além de ser uma comida leve, nutritiva e fácil de fazer, tornou-se tendência no mundo gastronômico e ganhou fama não somente no mundo das celeridades, mas, das pessoas que procuram ter uma alimentação diferenciada”, disse Thamires que no mês de novembro abrirá um espaço físico para comercializar a novidade.

Sobre a comida, que está inserida no cardápio da gastronomia saudável, Thamires explica que o prato, nascido no Havaí e popularizado na Califórnia, que dizer “cortar”.

“Embora a comida, típica havaiana, seja uma mistura do sashimi, comida japonesa, e do ceviche, prato peruano, nas praias californianas o prato é sucesso absoluto. Aqui no Brasil, os estabelecimentos servem a iguaria com diversos tipos de peixe e frutos do mar, como atum fresco, lula e camarão”, afirma ela, salientando que o poke é basicamente peixe cortado em cubos, marinado, acompanhado de algas marinhas picadas, fatias de cebola, pepino e cebolinha.

“Há várias formas e maneiras de montar o poke, mas, o importante é informar às pessoas que esse novo conceito de culinária é super saudável e traz inúmeros benefícios para a saúde”, avalia Thamires, revelando para a Revista da Cidade que desde que optou em adotar um novo estilo de vida, com a alimentação saudável, sua vida mudou completamente. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Cotidiano
 Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS/Ilustrativa
16/05/2024  18h35 Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul
Água, alimentos não perecíveis e material de limpeza são prioridades
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
16/05/2024  18h10 Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta-feira (17)
Mais de 67 mil vagas são oferecidas, segundo o Ministério da Educação
UFS
16/05/2024  18h10 Deputada critica falta de consulta pública na eleição para reitor da UFS
Linda alega que foi ferida tradição democrática e ignorada participação da comunidade
PMSE/Reprodução
16/05/2024  17h35 Polícia apreende drogas e troca tiros com suspeitos em Aracaju
A PM informou que foram recebidos com hostilidade pelos suspeitos
SES
16/05/2024  16h37 Hemose realiza coleta externa no município de Capela nesta sexta-feira (17)
Ação visa aproximar o cidadão da doação de sangue e ampliar os estoques

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado