Chuva causa estragos e deixa população de São Cristóvão (SE) em alerta | F5 News - Sergipe Atualizado

Chuva causa estragos e deixa população de São Cristóvão (SE) em alerta
Segundo a defesa civil, em 24 horas choveu o esperado para dois meses
Cotidiano 03/04/2017 16h04 - Atualizado em 03/04/2017 16h28


Por F5 News

Foram 24h de chuva e muitos transtornos para os moradores da cidade história de São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju (SE). Casas, igrejas, comércio a até postos de saúde ficaram inundados. O muro de uma escola desabou e as ruas ficaram completamente tomadas por entulhos e lama. Nesta segunda-feira (03), equipes da prefeitura trabalham na limpeza de toda cidade.

Segundo a Defesa Civil do município, o esperado de chuva para dois meses caiu em apenas um dia, elevando rapidamente o nível dos rios que cortam o município. O órgão informou ainda que está vistoriando as regiões comprometidas, para conter possíveis deslizamentos. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Luciano Silva, a prefeitura está avaliando a situação e atuando para minimizar os problemas. “Os locais estrangulados já estão sendo limpos pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, porém, é preciso pedir para a população não jogar lixo nas ruas, muito menos nas margens dos rios”, pontuou.

Por conta dos estragos, o atendimento foi suspenso pelas próximas 48h na Unidade de Saúde da Família (USF) Sinval José de Oliveira, e no Centro de Saúde Gov. Antônio Carlos Valadares. Nas escolas Municipais de Ensino fundamental (EMEF) Frei Fernando e Adilma Lima, localizadas nas proximidades do rio Paramopama, as atividades foram suspensas e mais de 400 alunos ficaram sem aula. A previsão de retorno é para a próxima quarta-feira (5).

O prefeito Marcos Santana também visitou áreas de risco e já indicou que a equipe gestora do município faça uma avaliação dos estragos, projetando ações emergenciais. “O momento é de apurar os prejuízos, buscar recursos para obras estruturais, que evitem o transbordo e também estudarmos a possibilidade de novos espaços que adequem as escolas e a unidade de saúde atingidas”, disse.

Por motivos de segurança, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) desligou o bombeamento da captação do Rio Comprido, devido ao aumento considerável do nível da barragem. Equipes estão realizando uma limpeza nos filtros da estação de tratamento e a previsão é que o abastecimento aconteça ainda nesta segunda-feira na Cidade Alta, enquanto que na Cidade Baixa (local mais atingido pela enchente), a estimativa é que o fornecimento retorne assim que o nível da água baixar. “Uma equipe está monitorando o nível e a qualidade da água para só religarmos quando não houver riscos para os equipamentos”, explicou o diretor-presidente da Saae, Carlos Melo.

Como a previsão de chuva vai até a quarta-feira, a prefeitura recomenda que a população faça uso consciente da água nos próximos dias.

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)
Acidente aconteceu na noite deste sábado (18) na Rodovia SE-179
Ilustrativo/Freepik
19/05/2024  07h00 Confira dicas sobre a introdução de alimentos nos primeiros meses de vida
Leite materno e comida com texturas e cores diferentes, são algumas das dicas
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Fato ocorreu na manhã deste sábado (18), no Premabas
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Etapa abrange dívidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Sorteio das vagas será realizado na próxima terça-feira (21), a partir das 10h

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado