Cidown: 20 anos de luta, amor e dedicação | F5 News - Sergipe Atualizado

Cidown: 20 anos de luta, amor e dedicação
Falta de informação cria barreiras para portadores da síndrome de Down
Cotidiano 15/07/2017 09h00


Por F5 News

Medo, dúvida, preconceito, palavras que fizeram ou fazem parte da vida de quem tem um filho com síndrome de Down e passa a enfrentar diariamente as dificuldades impostas por uma sociedade onde a falta de informação e conhecimento ainda são barreiras.

Buscar apoio pode ser o primeiro passo. E foi para ajudar nessa caminhada, onde tudo parece assustador e difícil, que surgiu a Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (CIDOWN).

A instituição sem fins lucrativos comemora 20 anos no próximo dia 17 e tem como missão incluir o indivíduo com síndrome de Down (SD) na sociedade sergipana, comprometendo-se em ser o elo entre a família, seus direitos e a constante busca da cidadania plena.

A Cidown tem entre seus objetivos a disseminação de informações e a instrução das pessoas quanto aos direitos adquiridos legalmente, ampliar esses direitos, contribuindo, então, para a autonomia das pessoas com síndrome de Down.

Para a presidente da Associação, Dangely Lins, essa é uma data muito especial e poder comemorá-la é ter a certeza de que estão no caminho certo. “São 20 anos de atuação da associação, anos de muita luta e, acima de tudo, muitas conquistas. Esperamos continuar nossa atuação como vem acontecendo até hoje e que no futuro possamos colher os bons frutos plantados no presente e ampliar nossa luta e nossas conquistas", comenta.

Entenda a síndrome de Down

Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por uma falha na divisão celular durante a divisão embrionária. Uma célula humana considerada normal possui 46 cromossomos, divididos em 23 pares. As da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Não se sabe por que isso acontece.

A síndrome é a ocorrência genética mais comum que existe, acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, país, religião ou condição econômica da família.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

A síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado