Cidown faz campanha pedindo vacinação de pessoas com síndrome de Down | F5 News - Sergipe Atualizado

Covid-19
Cidown faz campanha pedindo vacinação de pessoas com síndrome de Down
Estudo de Oxford corrobora necessidade de incluir esse público em grupo prioritário
Cotidiano | Por Marcio Rocha 07/04/2021 16h09 - Atualizado em 07/04/2021 16h56


A Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown) emitiu uma carta aberta à população, apresentando circunstâncias que se colocam como comorbidades e dificuldades enfrentadas pelas pessoas com a síndrome. Como base nesses argumentos, a associação solicita prioridade na vacinação daqueles que forem maiores de 18 anos.

O documento pede apoio aos gestores estaduais e municipais, para que seja feita a inclusão imediata das pessoas com Down na segunda fase do cronograma de vacinação, descrevendo os aspectos influentes para a maior facilidade no contágio pela Covid-19. A entidade utilizou como base um estudo da Universidade de Oxford (GBR), divulgado pela revista Science, uma das mais respeitadas em âmbito mundial.

Entre os fatores que tornam mais vulneráveis as pessoas com Down estão eventuais dificuldades de seguir os protocolos de biossegurança, intolerância sensorial ao uso de máscaras, dificuldade de reconhecer e informar os sintomas. São citadas ainda comorbidades como problemas cardíacos, baixa imunidade, hipotonia (flacidez muscular corporal), problemas de ordem respiratória, envelhecimento precoce, obesidade e diabetes.

Também foi explicitado no documento emitido pela Cidown que a Lei Brasileira de Inclusão qualifica a pessoa com deficiência como vulnerável em situação de risco, emergência ou calamidade pública.

Alguns municípios do Brasil foram citados como exemplo de prioridade já conferida na vacinação de pessoas com Down, entre eles Natal (RN) e João Pessoa (PB) e outros quatro no Mato Grosso do Sul - a capital, Campo Grande, além de Sidrolândia, Jardim e Dourados. 

.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Agência Sergipe
26/04/2024  12h00 Profissionais e clínicas credenciadas podem paralisar serviços do Detran
Lally Alves/Divulgação
26/04/2024  11h30 Adoção de Estimação e Aju Animal realizam collab neste sábado
Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados
26/04/2024  10h10 Sergipe vai receber 56 mil vacinas contra dengue; saiba para quais municípios
Divulgação
26/04/2024  09h21 Conheça alimentos que ajudam no combate a hipertensão arterial
Jorge Henrique/SSP-SE
26/04/2024  08h48 Membros de associação autorizada a cultivar maconha medicinal são presos em SE

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado