Clientes lesados pela 123 Milhas em Sergipe relatam "sonhos destruídos" | F5 News - Sergipe Atualizado

Prejuízo
Clientes lesados pela 123 Milhas em Sergipe relatam "sonhos destruídos"
F5 News ouviu o advogado Vinicius Emanuel, especialista em Direito do Consumidor
Cotidiano | Por F5 News 25/08/2023 12h35 - Atualizado em 25/08/2023 15h02


Viajar é sinônimo de conhecer novos lugares, desbravar novas culturas, visitar pessoas queridas e, para muitos, é uma verdadeira paixão. Mas o que deveria ser a realização de um sonho se tornou um  pesadelo para clientes da empresa mineira 123 Milhas. 

Desde a última sexta-feira (18), quando ela anunciou a suspensão das passagens aéreas da linha “Promo”, com datas flexíveis e embarque entre os meses de setembro a dezembro deste ano, muitos compradores viram seus planos serem adiados ou cancelados. 

Um deles é Heitor Santana, estudante e morador de Aracaju, que adquiriu uma passagem para viajar em novembro com destino ao Rio de Janeiro. Nas terras cariocas, Heitor realizaria o sonho de assistir de perto uma partida de futebol do Botafogo, seu time de coração. 

Encantado pelos preços acessíveis oferecidos pela 123 Milhas e após ouvir relatos positivos sobre compras por intermédio da empresa, o jovem resolveu comprar um pacote pela primeira vez, mas o que ele não imaginava é que o sonho de ver um jogo do clube carioca na reta final do campeonato seria adiado. 

“Acabei ficando esperançoso, porque era uma passagem perto e saiu por R$ 450 para ir pro Rio de Janeiro passar sete dias. Então, foi uma grana considerável que eu acabei economizando”, disse ao F5 News

Para Heitor, os maiores prejudicados são pessoas que, como ele, não conseguem viajar com muita frequência e, por isso, se encantam com as facilidades oferecidas pelos pacotes promocionais - embora o estudante acredite que essa não seja a melhor forma de adquirir passagens aéreas. 

“Eu fiquei muito desanimado porque as passagens no Brasil são muito caras. É um mecanismo de mercado que não deveria estar acontecendo, mas que o fato de acontecer ajuda muita gente que não tem condição de ficar pagando passagens muito caras e eu acho que esse é o principal ponto: o fato de baratear muito facilita e cria esperanças pra quem não pode gastar muita grana com passagem”, relatou ao portal.

Após o banho de água fria, o estudante adiou o passeio e a torcida. “Vou tentar viajar de outra forma, cheguei a ver outras opções de viagem, algumas inclusive que estavam em conta. Porém, tem toda burocracia de pegar a grana de volta, além das expectativas, eu acabei não me animando para fazer essa viagem como eu estava querendo fazer”, lamenta. 

Outra vítima dos cancelamentos das passagens é uma leitora de F5 News que preferiu não ser identificada. Apaixonada por viagens aéreas, a sergipana iria compartilhar a paixão pelos passeios em outros estados com o filho - essa seria a primeira viagem de avião do pequeno. 

Ao F5 News, ela contou que teve uma grande surpresa ao saber do cancelamento da viagem com destino a São Paulo, marcada para outubro.

“Eu gosto muito de viajar, já tinha me programado para viajar com minha família nessas férias e, pela primeira vez, eu iria levar meu filho pra viajar comigo e conhecer um lugar que eu gosto muito, fiz a compra das passagens em maio. Eles avisaram que as passagens foram canceladas e isso pegou um pouco de surpresa, foi susto, também eu acabei me sentindo, não é indefesa, mas é impotente”, contou ao portal. 

A leitora ainda disse que sequer foi informada pela empresa. “Eu vi em um site de notícia, então procurei a empresa, fui nos canais de atendimento e tive muita dificuldade pra me comunicar com eles. Quando enfim eu consegui falar, eles falaram que enviariam um voucher pra mim, no valor que eu havia pagado a passagem”, detalha. 

Ela afirma ainda que, "no desespero”, aceitou a proposta da 123. “No momento que eu vi a notícia, eu fiquei meio desesperada com aquilo, eu pensei que pegar dinheiro poderia prolongar para conseguir a resposta da empresa, portanto aceitei o voucher”, relatou ao F5 News.

Nas redes sociais, os internautas manifestaram indignação diante da alternativa que a plataforma ofereceu. 
 

 

 

 

Dúvidas dos compradores 

Inicialmente, foi comunicado que os valores seriam devolvidos em vouchers, com a correção monetária de 150% do CDI. No entanto, nem todas as pessoas que foram prejudicadas demonstraram interesse na oferta. Sendo assim, o F5 News entrou em contato com o advogado especialista em Direito do Consumidor Vinicius Emanuel, para sanar as dúvidas.

 

“Entre a 123 milhas e o consumidor há uma relação contratual, onde foi prometida a entrega de algo delimitado e determinado. A empresa não pode alterar esse contrato de forma unilateral, sem a anuência do consumidor. Além de não ter a obrigação de aceitar o voucher oferecido, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado do que foi pactuado”, disse o especialista ao portal

A preocupação de muitas pessoas é que, além do prejuízo principal, há outros, em decorrência do cancelamento, a exemplo da reserva antecipada de hotéis e excursões. Mas o advogado explica que a empresa também deve arcar com o dano.

“Os prejuízos decorrentes do descumprimento da oferta deverão ser suportados pela empresa, e não se limitam apenas aos valores da promoção, mas abrangem as demais despesas, inclusive aquelas decorrentes das reservas de hospedagem, entre outras”, afirmou.

O que diz a 123 Milhas 

Em nota, a companhia declarou que a decisão foi tomada após a persistência de fatores econômicos e de mercados adversos - alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada - ressaltando que os embarques da linha em questão representam 7% dos voos deste ano. 

Veja a nota na íntegra: 

A 123milhas decidiu suspender, no dia 18 de agosto de 2023, as emissões de passagens e pacotes da linha PROMO (com datas flexíveis) com previsão de embarque de setembro a dezembro de 2023. As vendas desse produto já haviam sido interrompidas na última quarta-feira (16/08). Todos os demais produtos da 123milhas permanecem sem nenhuma alteração.

A decisão deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123 milhas ressalta que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia.

Os valores pagos pelos clientes que adquiriram produtos da linha PROMO com embarque previsto para setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 serão integralmente devolvidos em vouchers, com correção monetária de 150% do CDI - acima da inflação e dos juros de mercado. Os vouchers podem ser usados por qualquer pessoa para compra de outros produtos da 123milhas.

As medidas referentes à linha PROMO são uma decisão responsável da 123milhas, no sentido de preservar os valores pagos pelos clientes. A empresa continua comprometida com o propósito de proporcionar a mais pessoas experiências mais acessíveis em viagens e turismo.
 

Edição de texto: Monica Pinto
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