Codevasf e produtores definem prioridades para o São Francisco | F5 News - Sergipe Atualizado

Codevasf e produtores definem prioridades para o São Francisco
Cotidiano 27/05/2015 11h24


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) se reuniu com os produtores dos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume para discutir melhorias para os projetos de irrigação. Durante o encontro com agricultores, representantes de Distritos de Irrigação e prefeituras, o superintendente regional Said Schoucair apresentou as ações e projetos em andamento. O objetivo da reunião, realizada em Neópolis, foi definir ações prioritárias para o plantio da próxima safra da rizicultura, que será iniciado no segundo semestre de 2015.

Na reunião, realizada no auditório do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, os representantes dos produtores apresentaram uma pauta de reivindicações à Superintendência Regional da Codevasf. As principais solicitações dos Distritos de Irrigação são a reabilitação de eletrobombas, a aquisição de bombas flutuantes, o fornecimento de combustível para máquinas e equipamentos, a continuidade do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e a luta pela ampliação da vazão do rio São Francisco.

A Codevasf, por sua vez, apresentou projetos já concluídos para a aquisição de conjuntos de bombas flutuantes, móveis e anfíbias, no valor total de R$ 500 mil. Os equipamentos são a solução apontada pela Superintendência Regional para contornar as dificuldades de captação de água surgidas com a diminuição da vazão do rio São Francisco. Foram apontadas também as providências que vêm sendo adotadas para garantir o fornecimento de combustíveis e equipamentos para as ações de operação e manutenção. Os esclarecimentos foram feitos pelo gerente regional de Irrigação, Ricardo Martins.

O superintendente regional Said Schoucair, por sua vez, destacou o esforço que a empresa vem realizando no sentido de executar as ações em tempo hábil para a próxima safra de arroz. “Naquilo que está ao nosso alcance, estamos fazendo tudo o que é possível, inclusive buscando junto ao Ministério da Integração Nacional e à presidência da Codevasf os recursos necessários para dar andamento aos nossos investimentos. Temos o compromisso de trazer soluções para os perímetros irrigados e, para isso, é importante que os produtores estejam unidos em busca de melhorias”, declarou o superintendente regional.

O chefe de Gabinete da Codevasf, Antônio Porfírio, ressaltou a importância do diálogo com os produtores e da mobilização social. “O Baixo São Francisco é a região considerada prioritária pelo Governo do Estado e por isso a Codevasf tem uma missão importante. Estamos realizando parcerias com outros órgãos públicos e com nossa bancada parlamentar para conseguir novos avanços para os perímetros irrigados, pois o sucesso dos produtores dessa região significa o sucesso da nossa empresa”, afirmou Porfírio.

Participaram da reunião: o prefeito de Telha, Domingos Santos Neto, o vice-prefeito de Ilha das Flores, Luis Vieira Santos, o presidente da Câmara Municipal de Propriá, José Aelson, o presidente da Câmara Municipal de Ilha das Flores, José Pereira Sales. Participaram também secretários municipais e vereadores de municípios do Baixo São Francisco, além dos gerentes dos Distritos de Irrigação dos perímetros Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume.

Fonte: Codevasf

Mais Notícias de Cotidiano
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
A ‘mulher mais alta do mundo’ faleceu aos 77 anos na capital sergipana
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana
A vítima foi alvejada no rosto; suspeito fugiu com motocicleta
BPRv/Reprodução
28/04/2024  08h15 Pedestre é atropelado e tem perna fraturada na Rodovia SE-220 em Aquidabã
Uma das pernas do homem estava fraturada em múltiplos pontos durante o acidente
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
28/04/2024  07h00 Pesquisas avaliam impactos da ação humana nos rios de Sergipe
Estudos avaliam qualidade da água e presença de poluentes
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ela ajudou a projetar Sergipe como artista e atleta da seleção brasileira de Basquete

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado