Colaboradores da Multserv realizam testagem rápida de HIV e outras ISTs | F5 News - Sergipe Atualizado

Dezembro Vermelho 
Colaboradores da Multserv realizam testagem rápida de HIV e outras ISTs
No mês da conscientização sobre o tema, grupo viabiliza o acesso a essa prevenção
Cotidiano | Por Daniel Soares 15/12/2023 14h50 - Atualizado em 15/12/2023 15h41


Seguindo as ações de conscientização voltadas ao Dezembro Vermelho - campanha nacional de luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis) -, o Grupo Multserv, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, realizou a testagem rápida para seus colaboradores. Na manhã desta sexta-feira (15), uma unidade móvel da secretaria esteve na sede da empresa para realizar a ação.

Ao todo, cerca de 100 colaboradores do grupo participaram da testagem. Foram feitos exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Segundo Mysia Santana, enfermeira do Trabalho da Multserv, a ideia foi aproveitar o mês de conscientização para demonstrar a importância do diagnóstico e os tratamentos dessas doenças. Além disso, a ação tornou acessível os exames para aqueles que não dispõem de tempo para buscar auxílio médico. 

"É muito importante a gente poder proporcionar uma chance como essa, porque esses testes são oferecidos pelo SUS, mas precisa que o usuário se desloque até uma unidade de saúde para fazer essa coleta. Trazendo a testagem para a empresa, como estamos fazendo, facilita-se o acesso. Estimulamos também o colaborador a cuidar da sua saúde, dependendo somente de uma prescrição médica eventual", disse Mysia ao F5 News, empresa integrante do grupo Multserv. 

O artífice de manutenção Elton Luiz de Jesus aproveitou para fazer o seu teste. Ele disse que tinha alguns preconceitos, mas tem acompanhado as ações do grupo voltadas para o Dezembro Vermelho e percebeu a sua importância.

"A Multserv está de parabéns, porque é algo importante. Como eu, tem outros que têm medo, vergonha ou preconceito, que não entendem. Hoje vi que é necessário se cuidar e fazer os exames", afirmou.

Prevenção

Na rede municipal de saúde, os testes rápidos podem ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no Cemar Siqueira Campos. No entanto, as ações da unidade móvel têm alcançado resultados positivos. A enfermeira Tatiana dos Santos Mello, da área técnica das hepatites virais da Secretaria de Saúde, diz que realizar os exames nas empresas é uma forma de conscientização. 

"Muitas vezes as pessoas não procuram fazer os exames. Então, a gente comparece e realiza os testes e também as palestras falando sobre a prevenção para que as pessoas não venham a pegar uma dessas infecções sexualmente transmissíveis. Se caso alguém venha a contrair, falamos sobre todo o fluxo e tratamento, porque, de certa forma, há ainda um estigma. Fazemos a conscientização explicando todo o processo", disse Tatiana ao F5 News.

A enfermeira também destacou o cuidado e o acolhimento que a equipe tem nessas ações. "Muitos também não sabem as formas de transmissão e estamos levando orientação. E caso alguém descubra alguma DST, a gente faz a conscientização de todo o processo. A gente sabe que para o HIV, por exemplo, não tem cura. Porém, tem o tratamento e o paciente que o faz corretamente consegue viver muito bem", completa a enfermeira. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/ Arquivo pessoal
03/05/2024  17h49 Suspeito de racismo e LGBTfobia em lanchonete de Aracaju é intimado
Arthuro Paganini
03/05/2024  17h41 Chuvas em Aracaju: abril bate recorde e previsão é de mais precipitação em maio
Jadilson Simões/Alese
03/05/2024  17h35 Justiça mantém condenação da primeira-dama de Simão Dias por transfobia
Lícia Menezes/ PMA
03/05/2024  17h31 Trânsito será alterado neste sábado para corrida na Orla de Atalaia
Polícia Civil/Reprodução
03/05/2024  17h00 Suspeito de assalto se rende à polícia após fotos divulgadas em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado