Colaboradores do Grupo Multserv participam de palestra sobre câncer de mama | F5 News - Sergipe Atualizado

Colaboradores do Grupo Multserv participam de palestra sobre câncer de mama
Cotidiano 09/10/2017 13h11 - Atualizado em 09/10/2017 14h29


Por Fernanda Araujo e Will Rodriguez

A partir dos 40 anos, a mamografia começa a ser um exame necessário para a detecção do câncer de mama e é indicado que seja feita pelo menos uma vez por ano. A prevenção é considerada o primeiro passo para o combate à doença, que mata 15 mil mulheres por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). E embora seja pouco frequente, nos homens também ocorrem casos e, por isso, devem procurar um mastologista durante sua vida.

Com essa preocupação, nesta segunda-feira (9), o Grupo Multserv em Aracaju (SE) reuniu seus colaboradores para um dia de palestras com a presença de voluntários da Associação de Amigos da Oncologia (AMO). O objetivo, segundo a coordenadora de RH do grupo, Célia Souza, é disseminar informação sobre a doença, seu tratamento e prevenção. Por isso, além de receber orientações, os participantes puderam esclarecer dúvidas e mitos.

“Nós sabemos que os percentuais de câncer de mama aumentam consideravelmente por falta de informação. O fator principal muitas vezes de salvar vidas é a informação a tempo. É motivo de muita alegria para a gente saber que temos essa possibilidade de executar um trabalho tão bonito, que previne doenças e até óbitos”, afirma a coordenadora.

A voluntária da AMO Heloísa Targino, 72 , já enfrentou câncer de mama por duas vezes e sabe da importância de estar atenta à própria saúde. Para ela, a orientação que recebeu da Ong, além do apoio familiar, contribuiu para encarar a doença de cabeça erguida.

“A situação é horrível, a medicação é caríssima, mas eu sou uma vitoriosa. O primeiro impacto não é fácil, é muito difícil aceitar, mas quando se tem apoio grande da família e fé em Deus isso ajuda demais ao paciente. Se essa doença for detectada, procure um médico, ele é quem vai dar uma situação melhor pra a gente, e procure a AMO, ela te ajuda”, aconselha.

Segundo a enfermeira Laisla Ismerim, também voluntária da associação, em média 35 pacientes da AMO têm os casos relacionados somente ao câncer de mama. “Por isso é importante essa mobilização no Outubro Rosa todo o ano porque a gente consegue informar e captar mais pacientes. Todo ano morrem milhões de mulheres de câncer de mama. Se não conseguir prevenir 100%, pelo menos detecta antes, então é mais fácil a chance de cura”, diz.

A AMO é totalmente voluntária e conta com apoio e doações de algumas empresas e pessoas físicas. Também possui serviço via telemarketing para pedir doações. A entidade viabiliza atendimento com profissionais voluntários de diversas áreas,  como médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas. Qualquer pessoa também pode ser um voluntário. Ajude através do telefone (79) 2107-0077.

[GALERIA][/GALERIA]

Fotos: Will Rodriguez

Mais Notícias de Cotidiano
Hemose
06/05/2024  18h30 Hemose realiza coleta externa de sangue no município de Tobias Barreto
Ação visa divulgar serviço e melhorar os estoques sanguíneos, nesta terça-feira (7)
Divulgação
06/05/2024  18h00 Aracaju se prepara para receber o maior festival gastronômico do mundo
Será a 18ª edição do Brasil Sabor, no estacionamento do Shopping Jardins
Pixabay/Ilustrativa
06/05/2024  17h43 Suspeito de matar homem com tiro no rosto em Itabaianinha é preso
A polícia também apreendeu a espingarda utilizada para a prática do assassinato
Alese
06/05/2024  17h22 Pai de paciente agride médico durante atendimento no Hospital de Itabaianinha
A informação foi confirmada pela unidade hospitalar e pela SSP, ao F5 News
SES/divulgação
06/05/2024  16h36 Vacina contra a dengue passa será ofertada em mais oito UBS de Aracaju
No total, são 16 unidades de saúde prontas para imunizar crianças de 10 a 14 anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado