Com ambulâncias paradas, 25 municípios de Sergipe ficam sem cobertura do Samu | F5 News - Sergipe Atualizado

Com ambulâncias paradas, 25 municípios de Sergipe ficam sem cobertura do Samu
Cotidiano 28/03/2017 15h50 - Atualizado em 28/03/2017 16h56


Por Will Rodriguez

A falta de ambulâncias está deixando pelo menos um terço dos municípios sergipanos sem cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu). A denúncia é do Sindicato dos Condutores de Ambulância (Sindconam-SE), que contabiliza desassistência em 25 das 75 cidades do estado.

De acordo com Adilson Ferreira, presidente do Sindconam-SE, entre 15 e 20 viaturas do Samu ficam paradas no estado por falta de manutenção todos os dias. “Se formos seguir as normas do Cógido de Trânsito Brasileiro, só nove ambulâncias vão continuar rodando, que são as últimas que chegaram”, afirma.

Adilson relata que, nessa segunda-feira (27), o Samu demorou cerca de duas horas para prestar socorro à vítima de um acidente de trânsito na cidade de Lagarto, no centro-sul do estado, porque a viatura mais próxima teve que se deslocar do município vizinho de Salgado.

Ainda de acordo com o sindicalista, o governo estaria em débito com algumas oficinas contratadas para fazer a manutenção nos carros. “As oficinas fazem o mínimo possível, só paliativo. O SUS envia mais de R$ 1,5 milhão para o Samu e o dinheiro é desviado para outras finalidades do serviço”, declara Adilson Ferreira.

Procurada pelo F5 News, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) encaminhou a seguinte nota sobre o assunto: "A Secretaria de Estado da Saúde (SES) classifica como leviana a denúncia feita pelo presidente do Sindicato dos Condutores do SAMU, Adilson Capote, referente a suposto desvio de verba do Sistema Único de Saúde (SUS). O Secretário Adjunto, Luís Eduardo Prado Correa, afirma que vai interpelar judicialmente o presidente do sindicato, para que as acusações infundadas feitas por ele contra a gestão da saúde do estado possam ser refutadas. Em relação às denúncias de irregularidades no reparo e manutenção das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a SES está analisando as possibilidades jurídicas para instaurar procedimentos administrativos com vistas a verificar possíveis punições, se cabíveis. No momento a SES está em processo de levantamento de informações para compor um diagnóstico geral em relação a todo o funcionamento do SAMU."

A categoria prepara uma paralisação de advertência na próxima sexta-feira (30) em todo o estado para cobrar do governo a renovação da frota do Samu. Se o pleito não for atendido, os trabalhadores ameaçam deflagrar greve por tempo indeterminado a partir do mês de abril. 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  08h10 Confira a previsão do tempo para Aracaju neste sábado (18)
Capital está com alerta vermelho com possibilidade de grande volume de chuvas
Ilustrativo/ Pixabay
18/05/2024  08h00 Herança digital: Saiba como proceder com a redes sociais após a morte
A tecnologia permite que algumas redes transformem o perfil em memorial
Ilustrativo/ Freepik
18/05/2024  07h00 Protetor solar vencido: saiba se pode usar produto fora da validade
O protetor solar perde a validade entre 12 e 24 meses após a fabricação
SMTT Aracaju/Reprodução
17/05/2024  19h35 Engavetamento na Avenida Delmiro Gouveia deixa feridos
SMTT afirma que o condutor do Etios branco colidiu com um HB20 branco
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
17/05/2024  18h09 Defesa Civil emite alerta de chuva moderada para o sábado (18) em Aracaju
O alerta segue em vigor até às 17h do sábado (18); Em caso de emergência ligue para 199

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado