Com déficit de quase mil, servidores do INSS de SE reivindicam concurso público | F5 News - Sergipe Atualizado

Com déficit de quase mil, servidores do INSS de SE reivindicam concurso público
Categoria aponta que órgão acumula cerca de 30 mil processos na fila de espera
Cotidiano | Por Laís de Melo 28/04/2022 11h49


Os servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Sergipe completaram 30 dias de greve nesta quinta-feira (28). A categoria aponta que está trabalhando sob pressão, sem mínimas condições de exercer suas atividades e por isso está adoecendo. Eles pedem que seja realizado concurso público. 

Na manhã desta quinta-feira (28), os servidores do INSS foram até a sede do órgão em Aracaju, na avenida Ivo do Prado, onde realizaram um ato público. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe (Sindiprev), Antônio Joaquim Ferreira, o INSS em Sergipe tem um déficit de aproximadamente mil servidores atualmente, o que tem gerado um aumento da fila de espera para a população que busca atendimento. 

“No Brasil são cerca de 3 milhões de processos na fila de espera. Em Sergipe, são cerca de 30 mil na fila de espera, que levam cerca de oito meses para que possamos atender, justamente por conta da fila cada vez mais crescente”, disse o representante da categoria, Antônio Joaquim, ao F5News. 

Diante do déficit de servidores, os que estão trabalhando em sistema de home office estão sendo sobrecarregados e pressionados para reduzir a fila de espera o quanto antes. No entanto, para isso, eles acabam cumprindo uma carga horária extensa, inclusive nas madrugadas, e muitos estão pagando com a própria saúde. 

“Hoje, a maioria dos servidores está com depressão. Porque quando a gente trabalhava na agência, tínhamos uma jornada de trabalho de seis horas. Com o trabalho em casa, pela dificuldade que a gente tem até pelas deficiências do INSS, somos obrigados a ficar o dia todo trabalhando, até na madrugada, porque a navegação é mais rápida. Então você perde o dia todo para poder fazer esse trabalho”, disse ao portal. 

Segundo Antônio Joaquim, somente um concurso público poderia amenizar a atual situação, fazendo com que atendimentos presenciais sejam retomados nas agências. “O atendimento presencial é o mínimo possível, só com entrega de senha ou desbloqueio de benefício. Se a pessoa quiser saber algo sobre o pedido do benefício, ou dar entrada em Auxílio Doença, só faz pelo aplicativo”, acrescenta o presidente do Sindiprev. 

O Ministro da Previdência, conforme aponta Joaquim, convocou uma reunião extraordinária em caráter de urgência, para que a greve dos servidores do INSS possa ser encerrada. “Na segunda-feira (25), houve uma reunião com o presidente do INSS que não prosperou. Mas, ontem, com esse chamamento do ministro e a instauração de uma mesa de negociação, então a tendência é que a gente vai conseguir trabalhar em cima das nossas reivindicações, que têm, como bandeira principal, o concurso público”, reforça Joaquim.

F5News entrou em contato com a Comunicação da Superintendência Regional do INSS, que informou não poder se manifestar sobre o assunto, já que todas as informações estão concentradas na Direção Central do órgão, em Brasília. 

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Hemose
06/05/2024  18h30 Hemose realiza coleta externa de sangue no município de Tobias Barreto
Divulgação
06/05/2024  18h00 Aracaju se prepara para receber o maior festival gastronômico do mundo
Pixabay/Ilustrativa
06/05/2024  17h43 Suspeito de matar homem com tiro no rosto em Itabaianinha é preso
Alese
06/05/2024  17h22 Pai de paciente agride médico durante atendimento no Hospital de Itabaianinha
SES/divulgação
06/05/2024  16h36 Vacina contra a dengue passa será ofertada em mais oito UBS de Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado