Com programação festiva, Santa Dulce é celebrada em São Cristóvão | F5 News - Sergipe Atualizado

Com programação festiva, Santa Dulce é celebrada em São Cristóvão
Frei explica legado de devoção e serviço a Deus deixado por ela entre os sergipanos
Cotidiano | Por Fernanda Araujo e Will Rodriguez 13/08/2020 13h48 - Atualizado em 13/08/2020 16h22


A comunidade religiosa do município sergipano de São Cristóvão se reúne em celebração à primeira santa brasileira, canonizada pelo Papa Francisco no dia 13 de outubro de 2019. A cidade, com extensa representatividade cultural e religiosa, dedica a semana à santa durante a primeira edição da festa com missas e programação online. 

As comemorações tiveram início na segunda-feira (10) com transmissões online pelas redes sociais e presenciais, seguindo os protocolos de segurança devido à pandemia do novo coronavírus, e seguem até esta quinta-feira (13), no dia da Santa, mesma data em que irmã Dulce recebia o hábito aos 19 anos em 1933. 

Baiana, santa Dulce dos Pobres ingressou em 8 de fevereiro de 1932, na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão, junto com outras nove religiosas. Lá cumpriu suas primeiras obrigações como noviça responsável por badalar diariamente o sino de ferro. O sino, que anunciava a chegada do novo dia, datado de 1831, permanece em uma das torres do Convento do Carmo da cidade e hoje toca duas vezes por semana. 

Apesar de ter nascido em Salvador, a relação da santa com os sergipanos representa todo o início de sua dedicação à vida religiosa. Foi entre 1933 a 1934 que a irmã Dulce viveu no Convento do Carmo, época em que acontecia a preparação para o noviciado - uma etapa formativa para as jovens - e se consagrou a serviço de Deus e dos pobres, professando os votos religiosos de pobreza, castidade e obediência. Na Igreja do Nosso Senhor do Passos da Ordem Terceira do Carmo, a jovem Maria Rita Lopes Pontes tornou-se freira e passou a se chamar Dulce em homenagem à sua mãe, que morreu quando ela ainda tinha 7 anos. 

"Geralmente quando se fala em irmã Dulce a lembrança que nos vem é a pessoa dela em Salvador com todos os seus trabalhos com os pobres, porém ela começou a sua formação na congregação em que ela se consagrou a Deus aqui em Sergipe. Ela ingressou na congregação cuja casa formativa está aqui nesse Convento de Nossa Senhora do Carmo, os carmelitas", ressalta o Frei José Cláudio de Alencar Batista, Prior do Convento do Carmo de São Cristóvão.

E desde então, seu legado inspira os católicos, aos jovens um modelo de consagração a Deus no serviço aos pobres. Para os devotos, segundo o Frei José Cláudio, a Casa em que ela viveu tornou-se um lugar sagrado e reporta à figura da santa. Após anos desde que Dulce deixou o convento, todas as áreas internas que ela dividia com as nove noviças permanecem quase inalteradas. O quarto onde dormiu enquanto era noviça está desativado pelos freis carmelitas enclausurados, que ainda vivem no local em votos de silêncio. Atualmente, o espaço possui uma relíquia de primeiro grau e um memorial. 

"Irmã Dulce é apresentada pela igreja como esse testemunho de serviço em Deus. Aqueles que aqui vêm devem se sentir chamados, não somente a pedir uma graça, mas a reconhecer que todos são chamados à santidade. Servir é uma vocação de todo o ser humano, nós viemos a esse mundo para cumprir a vontade de Deus, andando nos seus caminhos, escutando sua voz, seguindo Jesus. Lembrando que não somente servem a Deus jovens que ingressam em conventos, em comunidades de vida apostólica, como aconteceu com irmã Dulce, mas todos, moças e rapazes, são chamados a olhar para a santidade de irmã Dulce e reconhecer as virtudes que inspiram a construção da própria vida. Muitas vezes pode estar abafado, mas os jovens carregam desejos de altruísmo, ajudar, servir, e nós precisamos oferecer modelos de que é possível viver uma juventude tendo Deus no coração e ajudando os irmãos. Como diz aquela expressão: Quem não vive para servir, não serve para viver", afirma Frei José Cláudio.

Segundo a Prefeitura de São Cristóvão, está em fase de implementação, juntamente com a Arquidiocese de Sergipe e as Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid), o roteiro turístico religioso para criação de uma rota turística na cidade indicando os pontos por onde Dulce passou, mostrando as áreas do convento.

Programação Festiva 

O público que não tiver a oportunidade de assistir o roteiro de missas pessoalmente pode acompanhar através das contas de Instagram e Facebook: @pnsvitoria ou ainda pelo Youtube no endereço: pnsvitoria (Paróquia Nossa Senhora da Vitória – São Cristóvão/Sergipe). As 15h de hoje acontece a Missa em honra à Santa Dulce dos Pobres e às 19h Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José da Costa.

[GALERIA][/GALERIA]

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Camila Bacan/ Agência Sergipe
20/05/2024  09h41 Governo de Sergipe retoma programa PAA-Leite no alto sertão sergipano
Ascom Coderse
20/05/2024  09h30 Barragens dos perímetros públicos irrigados de Sergipe estão cheias
Arthuro Paganini/ Agência Sergipe
20/05/2024  09h04 Confira a previsão do tempo para Aracaju nesta segunda-feira (20)
Reprodução/ SSP
20/05/2024  08h31 Após sofrer golpe, comerciante é restituído e suspeito é localizado na BA
Divulgação BPRv
20/05/2024  08h18 Três pessoas ficam feridas após duas motos colidirem com automóvel 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado