Acordo da Faese com Governo de SE amplia mercado do boi gordo para pecuaristas | F5 News - Sergipe Atualizado

Acordo da Faese com Governo de SE amplia mercado do boi gordo para pecuaristas
Redução da alíquota do ICMS viabiliza o comércio interestadual, pondera a entidade
Cotidiano | Por Lucas Sá 14/07/2022 11h55


O governo de Sergipe aprovou o pleito apresentado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese), para a redução da alíquota do ICMS do boi vivo destinado ao abate nas operações interestaduais. A redução foi de 12% para 4% na alíquota e traz benefícios para os produtores, governo e toda a cadeia produtiva, na avaliação da entidade.

Os produtores sergipanos investiram em melhoramento genético com redução na idade do abate dos animais e melhor qualidade de carcaça, mas sofriam há alguns anos com a má remuneração feita pelos compradores. A expectativa é que a medida aprovada nesta quarta-feira (13) resulte em benefícios aos pecuaristas. 

“Esta redução trará mais competitividade ao nosso produtor, pois abre novos mercados e oportunidades com possibilidade de melhor remuneração. O mercado interno é muito injusto com quem se dedica a produzir animais de boa qualidade e quantidade. Muitos produtores têm a vontade de aumentar o rebanho, mas ficam receosos com a falta de opções para comercialização”, diz o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe, Ivan Sobral.

A diminuição da alíquota de ICMS praticamente inviabilizava as operações interestaduais, argumentou a Faese. Com a aprovação da medida, a atual alíquota de 12% foi reduzida para um terço, 3%, mas a tendência é de ganho, já que operações comerciais passarão a ser realizadas, o que não ocorria antes.

“Assim que recebemos a demanda dos produtores, o governador Belivaldo Chagas autorizou que fizéssemos estudo junto a Sefaz e que fosse garantido um benefício que atendesse os produtores sem prejuízo aos cofres do Estado”, diz o secretário de Agricultura de Sergipe, Zeca da Silva.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado