Com sete meses de atraso, Governo conclui presídio de Areia Branca | F5 News - Sergipe Atualizado

Com sete meses de atraso, Governo conclui presídio de Areia Branca
Cotidiano 05/03/2016 09h12


Da Redação

Prometida para agosto de 2015 e depois para dezembro, a construção da Cadeia Pública de Areia Branca, distante 36 km de Aracaju (SE), só foi concluída agora, com sete meses de atraso, conforme informações divulgadas nessa sexta-feira (4) pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra).

Situada às margens da BR-235, vizinha ao Centro Estadual de Reintegração Social I e II (Cersab), a unidade custou cerca de R$ 8,4 milhões que foram destinados pelo Ministério da Justiça, e deve abrigar 390 internos, o que vai ajudar a desafogar o já superlotado sistema prisional sergipano.   O Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindpen) pediu na Justiça a interdição do presídio de Glória e a transferência dos presos para a unidade de Areia Branca.

Com 5.546 m² de área construída, num total de 15.757 m², a cadeia pública é dividida em três módulos (A, B e C) interligados por corredores gradeados. A parte externa possui uma guarita principal de acesso e outras três, cada uma com sete metros de altura, estrategicamente edificadas para o monitoramento, sendo uma ao fundo da cadeia e duas nas laterais. O estacionamento possui capacidade para 50 veículos, sendo oito vagas exclusivas para idosos e oito para pessoas com mobilidade reduzida, além de todo o entorno ter recebido pavimentação asfáltica para a circulação das viaturas.

Para tornar o espaço mais leve e humanizado foram incluídos no projeto paisagístico o plantio de 45 mudas de árvores nativas da região e a aplicação de grama verde-esmeralda, além de dois jardins de inverno dentro do bloco administrativo. Seguindo os padrões de outras unidades prisionais, a iluminação possui dez postes com cinco refletores e seis postes com luminárias de quatro pétalas, além de um gerador, o que assegurará o fornecimento de energia 24 horas.

A fim de garantir o abastecimento de água, foram construídos um reservatório elevado com capacidade para 50 mil litros e outro semienterrado com o dobro do volume de captação. Já o sistema de esgotamento sanitário é composto por quatro sumidouros e duas fossas DAFA, que é um dos mais utilizados em locais que comportam um grande número de pessoas.

Segurança

A segurança da cadeia, sobretudo a implantada nos módulos, é similar aos dos presídios de alguns estados norte-americanos. As portas das celas são feitas em chapas de aço e pesam 160 kg. Sua fixação é feita na parede armada com duas manilhas de aço e ferro soldado de 20 centímetros cada uma. Entre as portas das celas e o corredor de circulação existe um corredor em grade de aço de 1,20m de largura, o que manterá a distância entre os agentes prisionais e os internos.

Os muros de fechamentos no entorno das áreas para banhos de sol possuem 6,5 metros de altura e neles foram instaladas concertinas no topo (círculos de arames de 25 centímetros entrelaçados por lâminas de aço) para garantir a segurança do local. Para reforçar ainda mais o sistema de prevenção contra fugas, não bastasse as concertinas fixadas no topo dos muros externos, foram instaladas três níveis delas em todo o entorno do solo do pátio externo e também por cima do alambrado frontal.

Além da laje da estrutura reforçada e das telhas onduladas que facilitam o escoamento das águas pluviais, nos telhados de todos módulos foram instalados hastes de 2,40 metros de largura e caixa de inspeção de sistema de proteção de descarga atmosférica (SPDA), o que resguardará o local em eventuais tempestades. Extintores de incêndio foram instalados em todos os corredores da cadeia, bem como lâmpadas de emergência.

Ao centro dos corredores de circulação, foi construída uma sala de monitoramento para os agentes prisionais com telas de policarbonato especial à prova de balas, material também utilizado nos basculantes das celas e demais ambientes da unidade.

As instalações elétricas e hidráulicas foram instaladas de forma que, quando se fizer necessário realizar manutenção, os serviços serão executados em um corredor para este fim construído por trás dos módulos, evitando assim qualquer contato dos profissionais especializados com os detentos.

O primeiro módulo da unidade (A) é destinado à parte administrativa, composta por recepção, jardim de inverno com pergolado em concreto, salas de diretoria, reunião, além das dependências essenciais, a exemplo de copa/cozinha, refeitório, Wc’s, almoxarifado e alojamento para os agentes de ambos os sexos.

Os módulos B e C serão destinados aos prisioneiros, cada um deles possui quatro celas com capacidade para 24 detentos, três celas exclusivas para idosos e portadores de necessidades especiais com seis vagas, nove celas individuais (solitárias) e duas suítes para visitas íntimas.

As camas das celas compartilhadas são no formato beliche e construídas em concreto armado. Também faz parte da estrutura, dois postos de enfermagem com farmácia, sala para corte de cabelo e barbeamento, sala reservada para conversa do detento com advogado, duas lavanderias, duas áreas para banho de sol e espaço de lazer com mesas e bancos de concreto. Com o intuito de deixar o espaço mais arejado, o sistema de iluminação foi projetado para aproveitar a luz do sol e, em boa parte dos ambientes existem janelas altas gradeadas que facilitarão a entrada de ventilação.

*Com informações da Agência Sergipe

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Fato ocorreu na manhã deste sábado (18), no Premabas
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Etapa abrange dívidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Sorteio das vagas será realizado na próxima terça-feira (21), a partir das 10h
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Dados são do Censo de 2022. Sergipe possuía 240.415 pessoas com mais de 15 anos não alfabetizadas
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Prisão aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (17), em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado