Arquidiocese de Aracaju se prepara para comemorar São Pio X | F5 News - Sergipe Atualizado

Religião
Arquidiocese de Aracaju se prepara para comemorar São Pio X
Novenário e festa de São Pio X acontece de 13 a 22 no bairro Dezoito do Forte
Cotidiano | Por Letícia Oliveira* 07/08/2021 09h00


A igreja católica comemora, dos próximos dias 13 a 22, o novenário e festa de São Pio X, padroeiro do bairro Dezoito do Forte, em Aracaju. Conhecido como o Papa da Eucaristia, São Pio X também é copadroeiro da Arquidiocese de Aracaju. A programação tem o tema: “Com São Pio X testemunhemos a nossa fé” e o lema que se encontra em: (Hb 1,11) “A fé é o fundamento do que espera e a convicção das realidades que não se veem".

Por causa da pandemia, a programação deste ano deve seguir todas as medidas de combate ao contágio pela Covid-19, como redução da capacidade de ocupação, distanciamento social, uso obrigatório de máscaras faciais e de álcool em gel.

Segundo o padre Valdson Santos Azevedo, esse é um momento de renovação para a comunidade. "Por meio da novena pediremos a Deus que, por intercessão de São Pio X, derramemos copiosas bênçãos sobre todos nós”.

São Pio X

O padre nasceu em 1835 na Itália, teve uma infância pobre e simples; se dedicou a estudar muito e sempre teve o apoio de sua família, logo aprendendo latim com um padre de sua aldeia. Ganhou bolsas de estudos e em 18 de setembro de 1858 se tornou capelão e obteve diversos outros conhecimentos, na teologia e direito econômico. Em 1867 foi nomeado arquiteto de Salzano e com isso ficou conhecido em toda a população por ajudar a expandir um hospital e a restaurar uma igreja naquele local, motivo pelo qual foi nomeado cânone da catedral e chanceler da diocese de Treviso.

Ocupou também diversos outros cargos e como chanceler autorizou que estudantes de escolas públicas pudessem receber instruções religiosas. Por fim, se tornou padre e lutava para levar solução a diversos problemas e disseminar os ensinamentos religiosos, especialmente para jovens e pessoas do campo que não tinham muitas oportunidades. Ao se tornar bispo, passou a ensinar conceitos teológicos. Em 1891, foi nomeado assistente no trono pontifício e depois se tornou Papa, ficando conhecido por sua humildade e  como o "Papa da Eucaristia". Pio X morreu aos 79 anos, deixando um precioso testemunho de vida.

*Estagiária sob supevisão da jornalista Aline Aragão


 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
20/05/2024  07h30 Homem é morto a golpes de facão em Poço Redondo (SE)
Divulgação SSP
19/05/2024  20h08 Operação prende investigados por morte de homem em condição de rua
Agência Aracaju
19/05/2024  17h37 Mercados Virgínia Franco e Milton Santos estarão fechados nesta segunda (20)
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado