Comerciantes se queixam de ocupação dos despejados do Casarão | F5 News - Sergipe Atualizado

Comerciantes se queixam de ocupação dos despejados do Casarão
Uma nova reintegração deve acontecer em outro prédio do Centro
Cotidiano 02/06/2015 11h10


Por Elisângela Valença

Desde o último domingo (31), as 45 famílias que ocupavam o Edifício Casarão do Parque, no Centro de Aracaju (SE), estão vivendo num acampamento montado no meio da rua, em frente ao prédio, e isso está gerando reclamações dos comerciantes.

“Segundo dia que não abro a loja. Segundo dia de prejuízo”, disse um comerciante que preferiu não ser identificado e tem uma loja no local há 35 anos. “Eu já estou com medo. Ontem fui ameaçado por um homem com uma faca. Eu sei que é uma luta legítima, são famílias que precisam de moradia, mas tem gente com más intenções no meio. O poder público precisa cumprir o papel dele e a gente precisa trabalhar. Na hora de pagar os impostos, o poder público não vai me dar desconto pelos dias parados”, disse outro lojista, que trabalha no local há mais de 20 anos.

“Muitos olham pra gente e imaginam ‘só tem ladrão’. Mas não. Somos cidadãos e estamos lutando por nosso direito”, disse Elisângela dos Santos, coordenadora da ocupação. “Continuaremos aqui até sermos atendidos. Infelizmente, nem Estado e nem Prefeitura disseram algo”, afirmou, lembrando que o Estado tem até amanhã para se posicionar. A Prefeitura se pronunciou com a seguinte nota:

“A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) informa que não foi notificada para conceder auxílio moradia para as novas famílias que ocuparam o Casarão do Parque. Em 2014, a Semfas já cumpriu determinação de uma Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública de Sergipe, onde foi realizado um cadastro das famílias que ocupavam o Casarão, que é de propriedade particular, e concedido auxílio moradia para aqueles que atenderam aos critérios dispostos na Lei Municipal nº 38732010 que trata da concessão do benefício eventual para subsidiar aluguel de imóvel no valor de trezentos reais. Na ocasião, cerca de 150 famílias que residiam no Casarão do Parque passaram a receber o auxílio moradia e saíram do local. A Semfas informa ainda que a Polícia Militar de Sergipe solicitou à Prefeitura de Aracaju apenas a participação dos Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos na ação de reintegração de posse que ocorreu este domingo, 31 de maio.”

Edifício Dandara

Elisângela dos Santos também coordena uma segunda ocupação no Centro da cidade. Sessenta famílias estão há oito meses nos Edifício Dandara, que fica na rua São Cristóvão. Segundo ela, já foi pedida a reintegração de posse, mas ainda não se sabe quando será executada. “Vai acontecer a mesma coisa que aqui. Vamos montar acampamento na rua. Não temos para onde ir”, afirmou.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
29/04/2024  11h20 Homem é hospitalizado após atropelamento de cavalo em Boquim
Segundo informações, rapaz que montava o cavalo estaria alcoolizado 
Leonardo Dias/IPES
29/04/2024  10h19 Mutirão de Cirurgias Bariátricas do Ipesaúde opera 60 pacientes
Ação pretende zerar a pendência deste tipo de procedimento na instituição
Reprodução Redes Sociais
29/04/2024  09h37 Corpo de homem é encontrado no Povoado Baixa Grande
Vítima tinha marcas de tiro. Não há informações sobre o crime 
SSP
29/04/2024  07h51 Suspeito de homicídio é preso na cidade de Japoatã
Assassinato teria ocorrido após desentendimento. Arma do crime foi localizada
Igor Matias
29/04/2024  07h38 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta segunda-feira (29)
Capital deverá ter o céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado