Conciliar amamentação e trabalho é um desafio possível | F5 News - Sergipe Atualizado

Conciliar amamentação e trabalho é um desafio possível
Importância do aleitamento materno é discutida em Sergipe
Cotidiano 03/08/2015 16h45


Por Fernanda Araujo

As mulheres têm o desafio de serem mães e, ao mesmo tempo, conciliar o trabalho e a amamentação do bebê. É por isso que a Semana Mundial do Aleitamento Materno, deste ano, traz o tema “Trabalhar e amamentar, só basta apoiar”, com o objetivo de dar apoio às mães a continuarem amamentando seus bebês mesmo quando voltarem a trabalhar, depois do fim da licença-maternidade.

Para a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SE), Maria Cláudia Tavares de Matos, é possível trabalhar sem abrir mão da amamentação.

“A mulher deve entender que ela tem direito de amamentar. Depois de passada a licença ela tem direito a dois intervalos de 30 minutos para amamentar seu bebê. Isso é uma questão de negociação com o patrão, de fazer uma extensão desse horário ou de trazer o bebê ao serviço, ou de ter creche no trabalho, ou a mãe pode tirar o leite, deixar para o bebê e voltar um horário mais cedo para casa. A amamentação é questão de longevidade”, afirma.

Para a enfermeira, o ideal seria que a licença maternidade se estendesse em período de 12 meses. “Alguns países do mundo são 12 meses ou até mais que isso. É muito difícil uma mãe deixar o bebê com seis meses e ir para o trabalho. Se aumentasse esse período, os governantes se sensibilizassem, a gente teria uma sociedade mais feliz e saudável”, acredita Matos.

Especialistas apontam que o leite materno reduz em até 13% a mortalidade das crianças menores de cinco anos, além de combater a obesidade e a diabetes infantil, e o câncer de mama na mãe. O período mínimo para amamentação, recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é nos primeiros seis meses, após isso, continuada até os dois anos com introdução de alimentos como frutas e sopinhas.

“A amamentação não é mais um hábito natural, é preciso ser ensinado. A mulher precisa de apoio para amamentar com eficiência. O leite materno é um alimento exclusivo e completo, em todos os sentidos, principalmente do ponto vista fisiológico. A dica às mães para amamentar é: deixe que o bebê se aproxime, cheire, toque o peito; a mãe precisa estar relaxada para soltar o leite. Tem técnicas que podem deixar o bico do peito mais maleável e sem fissuras”, explica a enfermeira Rita Rego, professora doutora do departamento de Enfermagem da UFS.

No aspecto emocional, a psicóloga Lorena Bündchen relata que a amamentação traz um vínculo entre a mãe e o bebê, prevenindo o adoecimento emocional e físico. “A amamentação é o primeiro momento em que a mãe e o bebê estão interligados depois do nascimento e isso é fundamental para estabelecer as relações do bebê posteriormente com o mundo que o cerca. Isso faz toda a diferença entre a forma como ele lida com essas relações e consigo mesmo”, acrescenta.

Semana do Aleitamento

Nesta segunda-feira (03) uma mesa-redonda multiprofissional discutiu o tema, no auditório da Campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Hospital Universitário, em Aracaju, realizada pela Sociedade Sergipana de Pediatria com de universidades, do Coren/SE, da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Sergipe (Aben/SE), entre outros parceiros.

Nesta terça-feira (04), acontece o Arrastão do Aleitamento Materno nas alas do Hospital Santa Isabel, a partir das 8h30, conscientizando as novas mamães para a importância de amamentar seus bebês. Na quarta-feira, acontece a Hora do Mamaço na Universidade Tiradentes (Unit), a partir das 8h30. Evento semelhante também será realizado no município de Estância no mesmo dia, às 10 horas, na praça Barão do Rio Branco.

Na quinta-feira (06), às 9 horas, o Arrastão do Aleitamento Materno acontece nas enfermarias da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), com ações educativas e de estímulo à amamentação. Na sexta-feira (07), a programação da SMAM será encerrada com uma mesa-redonda multiprofissional, com o tema “Amamentar e trabalhar: só basta apoiar”, que será realizado no prédio da pós-graduação, bloco F, da Universidade Tiradentes, às 9 horas.

Foto principal: reprodução internet

Foto 2: Fernanda Araujo/F5 News

Com informações da Assessoria de Comunicação

Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Ele disse ser usuário de drogas, não ter família e viver nas ruas de Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
Sergipana tinha 77 anos de idade e ficou conhecida como uma das mulheres mais altas
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
Veículo Uno que se envolveu no acidente estava com o licenciamento vencido desde 2015
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
A ‘mulher mais alta do mundo’ faleceu aos 77 anos na capital sergipana
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana
A vítima foi alvejada no rosto; suspeito fugiu com motocicleta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado