Conferência Municipal discute políticas públicas para o idoso | F5 News - Sergipe Atualizado

Conferência Municipal discute políticas públicas para o idoso
Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa estão em pauta
Cotidiano 18/08/2015 17h04


Por Aline Aragão

Debater as políticas públicas para melhorar qualidade de vida da pessoa idosa é um dos objetivos da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece hoje (18) e amanhã (19), no Teatro Tobias Barreto em Aracaju (SE) e tem como tema o “Protagonismo da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades”.

Durante os dois dias de debates e palestras serão discutidos temas como convivência familiar e acolhimento institucional; acessibilidade e mobilidade urbana; saúde pública e envelhecimento ativo; sistema de proteção e violência; participação social, protagonismo e empoderamento; e políticas setoriais.

A palestra de abertura foi realizada pelo Secretário de Cultura de Sergipe, Elber Batalha (foto ao lado), que falou sobre as conquistas do idoso, sobre os desafios e o que ainda precisa ser feito. O secretário destacou também projetos na Secretaria do Turismo, como o “Viaje bem melhor idade”, que dar descontos para pessoa com mais de 60 anos, em viagens pelo Brasil. E o projeto de sua autoria enquanto vereador de Aracaju, que virou a Lei.nº3.772/2010 que cria o procedimento de notificação compulsória de violência ao idoso.

Para o secretário, quando se trata de direitos todos devem assumir o papel de estado, mas sem isentar o Estado do seu dever. “O estado pode ter uma ótima campanha, mas não terá um fiscal para cada idoso. O respeito à situação do idoso - como a vaga de estacionamento de idoso, o respeito ao assento preferencial do idoso no transporte coletivo, o respeito ao direito de preferência em uma fila ou num posto de saúde - tem que ser exercido por todos nós no dia a dia. É um processo que vem de educação e de conscientização. Estamos evoluindo, temos muito a conquistar, mas estamos bem melhor do que já fomos”, afirmou.

A presidente do Conselho Municipal da Terceira Idade (CMTI), Maria José Matos (foto ao lado), explicou que antes da conferência foram realizadas 25 pré-conferências, onde foram discutidos os seis eixos temáticos. “Fomos em cada lugar de Aracaju, onde tem grupos de idosos organizados, e trabalhamos  numa linguagem simples, para sensibiliza-los sobre a importância de estarem aqui hoje, participando deste momento, afirmou a presidente”

Segundo Matos, o evento é realizado em todo país, e antecede a conferência nacional. Essa é a primeira vez que a Aracaju realiza a conferência sozinha, antes, era por território. “Esse é um momento histórico para os idosos, eles vão discutir a sua realidade, vão colocar o que eles querem para nossa sociedade e para o governo”, comemorou.

Fotos: Aline Aragão

Mais Notícias de Cotidiano
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
Sergipana tinha 77 anos de idade e ficou conhecida como uma das mulheres mais altas
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
Veículo Uno que se envolveu no acidente estava com o licenciamento vencido desde 2015
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
A ‘mulher mais alta do mundo’ faleceu aos 77 anos na capital sergipana
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana
A vítima foi alvejada no rosto; suspeito fugiu com motocicleta
BPRv/Reprodução
28/04/2024  08h15 Pedestre é atropelado e tem perna fraturada na Rodovia SE-220 em Aquidabã
Uma das pernas do homem estava fraturada em múltiplos pontos durante o acidente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado