Confira dicas de segurança eletrônica para deixar sua residência protegida | F5 News - Sergipe Atualizado

Carnaval com tranquilidade
Confira dicas de segurança eletrônica para deixar sua residência protegida
Especialista explica quais os melhores equipamentos para inibir a ação de criminosos
Cotidiano | Por F5 News 09/02/2024 19h00


Com o feriadão de carnaval, muitas famílias preferem aproveitar os dias de folga para viajar. Mas o descanso dos sonhos pode se tornar um verdadeiro pesadelo caso o folião encontre sua residência violada pela ação de criminosos. Nessas horas, a tecnologia pode ser uma aliada para um carnaval sem preocupações. 

Adolfo Lucas de Carvalho Rodrigues, diretor de TI e Monitoramento Eletrônico do Grupo Multserv, diz que o ideal é ter um sistema de alarme e um serviço contratado de monitoramento eletrônico para manter a residência segura enquanto os proprietários viajam. “Contratar uma empresa de monitoramento oferece um suporte contínuo e uma resposta rápida a alarmes”, resume.

“A empresa pode analisar a melhor opção para que a segurança do local seja eficiente e fazer com que os dispositivos de segurança possam trabalhar em conjunto, tendo assim um sistema mais abrangente, protegendo não somente a propriedade em si, como também seus residentes”, assegura o diretor. Se esse é o seu caso, é importante seguir as seguintes orientações:

- Informe a empresa de monitoramento sobre suas datas de viagem e forneça um contato de emergência;
- Verifique se todas as portas e janelas estão devidamente trancadas e seguras antes de sair;
- Teste seu sistema de alarme para garantir que está funcionando corretamente;
- Considere a instalação de câmeras de segurança para monitorar atividades suspeitas;
- Peça a um vizinho de confiança para recolher sua correspondência e verificar a residência regularmente;
- Preferencialmente, não divulgue publicamente suas datas de viagem em redes sociais ou em locais onde estranhos possam ouvir;
- Considere investir em iluminação automatizada para dar a impressão de que alguém está em casa. Muitas empresas sérias de segurança possuem uma interligação ao sistema de alarme existente, fale com seu consultor;
- Mantenha o monitoramento eletrônico ligado e conectado à empresa de segurança durante toda a viagem.

Para os que não tem um serviço de monitoramento contratado, nem tudo está perdido. Alguns dispositivos de segurança eletrônica podem ser aliados e colaborar para deixar a residência mais segura contra os criminosos. Os itens recomendados incluem:

- Sistema de alarme: Um sistema de alarme eficiente pode detectar intrusos e alertar a empresa de monitoramento. É recomendado que seja contratada uma empresa especializada, para se ter a garantia de atendimento ao evento de alarme e o suporte de atendimento, caso necessário;
- Câmeras de segurança: As câmeras podem fornecer vigilância contínua e ajudar a identificar qualquer atividade suspeita ao redor da residência;
- Alguns adicionais ao sistema padrão são fechaduras inteligentes que podem oferecer um controle e segurança de acesso ao local protegido; uma iluminação automatizada, que são sistemas de iluminação que podem simular a presença de pessoas em casa, dissuadindo possíveis invasores.

Adolfo Lucas explica que o custo de investir em segurança eletrônica para a residência pode variar dependendo do tipo e da extensão dos dispositivos escolhidos. Alguns dos fatores que podem influenciar o custo são a qualidade dos equipamentos, a complexidade da instalação e se você opta por um serviço de monitoramento profissional. Para muitos, o custo é justificável devido ao valor agregado da proteção oferecida.

“Além disso, muitas empresas oferecem opções mais acessíveis e planos personalizados que se ajustam às necessidades e orçamento de cada pessoa. Antes de tomar uma decisão, recomenda-se analisar as opções disponíveis, solicitar orçamentos de diferentes empresas e considerar os benefícios de longo prazo que um sistema de segurança eletrônica pode oferecer para a tranquilidade e proteção da residência e de seus moradores”, diz Adolfo.

Todavia, é preciso lembrar que procurar uma empresa especializada é sempre a melhor opção – seja antes da folia ou no restante do ano. “Aliar o custo com o benefício que um sistema de segurança bem desenhado pode trazer é sempre ter a certeza que o dinheiro foi bem investido”, completa o especialista.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado