Confira o Plano Operacional da 38ª Corrida Cidade de Aracaju
A Prefeitura apresentou detalhes lojísticos da corrida marcada para o sábado (18) Cotidiano | Por F5 News 14/03/2023 13h23Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (14), a prefeitura de Aracaju apresentou o Plano Operacional da 38ª Corrida Cidade de Aracaju, que acontece no próximo sábado (18). A prova, realizada em comemoração ao aniversário da capital, mobilizará neste ano 6 mil inscritos para participarem dos percursos de 5 km, 10 km e 24 km.
Em 2023, segundo a Prefeitura, serão investidos R$ 864 mil para a realização do evento esportivo com recursos próprios do Tesouro Municipal.
Confira abaixo os principais pontos lojísticos referentes à Corrida Cidade de Aracaju:
Largadas
A primeira largada, a do percurso de 5 km, terá início às 15h30, na avenida Marechal Cândido Rondon, cerca de 100 metros antes do viaduto da avenida Tancredo Neves. A segunda largada será a de 10 km, às 16h, partindo cerca de 100 metros antes da rótula de entrada do conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. Já a terceira largada, a do percurso de 24 km, ocorrerá às 16h15, na praça Getúlio Vargas, em São Cristóvão.
Entrega dos Kits
A entrega dos kits para os atletas inscritos na 38ª Corrida Cidade de Aracaju será realizada nesta quinta e sexta-feiras, 16 e 17 de março, das 8h às 20h, e no dia 18, das 7h às 10h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos - sede da Prefeitura de Aracaju -, localizado na rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42, no conjunto Costa e Silva.
O kit será entregue ao atleta mediante apresentação de documento com foto para verificação da inscrição. Os inscritos na categoria pessoa com deficiência (PcD) devem apresentar, também, documento que comprove a deficiência. Os participantes deverão entregar 1 kg de alimento não perecível no ato da retirada dos kits. De acordo com a Prefeitura, o alimento será doado para instituições que assistem pessoas em situação de risco e vulnerabilidade e para famílias em situação de extrema pobreza, acompanhadas pela Secretaria Municipal da Assistência Social.
Transporte dos participantes
Segundo a Prefeitura de Aracaju, os participantes de cada trecho da corrida contarão com transporte até a largada. O local de saída dos ônibus será a rua Vila Cristina, em frente ao Teatro Atheneu, no bairro São José.
A saída dos ônibus para as largadas dos 5 km e 10 km acontecerá das 13h às 14h, no trajeto por dentro da cidade.
Já a saída dos ônibus para a largada dos 24 km será realizada das 14h15 às 15h, num trajeto pela BR-101.
Trânsito
De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a partir das 10h da sexta-feira (17), a avenida Ivo do Prado, sentido Sul, entre a rua Campos e a avenida Augusto Maynard, ficará bloqueada até o final da corrida.
No dia da prova, as avenidas Barão de Maruim, Desembargador Maynard e José da Silva Ribeiro Filho serão bloqueadas no sentido Leste, a partir das 14h do sábado.
Os cruzamentos das avenidas Barão de Maruim e Desembargador Maynard funcionarão com operação Pare e Siga.
Um binário será montado no final da avenida José da Silva Ribeiro Filho, a partir da rotatória que dá acesso à avenida Marechal Rondon até a rodovia SE 065 (João Bebe Água).
Por conta dos bloqueios no trânsito na sexta e no sábado, algumas linhas de ônibus terão os itinerários alterados; serão 34 linhas afetadas no total.
Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que deverá estruturar uma unidade de atendimento composta por dois médicos, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem e, ainda, com três leitos, sendo um de estabilização e quatro poltronas de medicação rápida.
Segundo a Prefeitura, o posto será instalado no ponto de chegada, na praça Inácio Joaquim Barbosa - antiga praça do Mini-golfe, próximo à avenida Ivo do Prado. Os hospitais da rede municipal de Saúde serão retaguarda durante todo o período de realização do evento.
Segurança
De acordo com o plano logístico, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) atuará durante a Corrida com 86 agentes. O efetivo fará o isolamento de vias que cruzam o percurso da prova, em parceria com outros órgãos, assumindo postos de bloqueio previamente estabelecidos. Outra parte do efetivo fará a segurança na região da praça do Mini-Golf, local de chegada dos atletas e onde estará montada a estrutura para a premiação.
Os agrupamentos da Polícia Militar também atuarão na segurança dos corredores e público do evento. O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) também serão mobilizadas para atuar na segurança da corrida.
Limpeza
Conforme apresentado pela Prefeitura, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuará com oito equipes de limpeza, sendo duas fixas e seis itinerantes, somando 88 agentes.
"Assim, ao longo da corrida até a sua conclusão, a limpeza e recolhimento de lixo e resíduos serão executados, havendo também o repasse programado nos locais", detalhou a Prefeitura.
Com informações da Agência Aracaju