Conheça propostas dos candidatos ao Governo de Sergipe para a Educação | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2022
Conheça propostas dos candidatos ao Governo de Sergipe para a Educação
F5 News continua a série com pontos dos planos de governo em setores essenciais
Cotidiano | Por Ana Luísa Andrade 05/09/2022 19h55


A menos de um mês do primeiro turno das Eleições 2022, que ocorre no dia 2 de outubro, muitos eleitores ainda não escolheram seus candidatos ao Governo de Sergipe.

Por isso, o F5 News iniciou, na última sexta-feira (2), uma série de matérias sobre as propostas desses candidatos para áreas de grande impacto social, começando pela Saúde Pública. Dessa vez, o tema abordado será a Educação.

Ao longo desse período, o portal está divulgando o conteúdo sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. A publicação dos principais aspectos para cada setor se dá por ordem alfabética do nome do candidato.

Os planos de governo completos estão disponíveis no campo Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conheça alguns pontos das propostas dos candidatos ao cargo máximo do Executivo sergipano para a Educação:

Alessandro Vieira (PSDB)
O plano de governo do candidato do Partido da Social Democracia Brasileira se concentra em reduzir a desigualdade educacional entre as classes sociais, evidenciada pela pandemia de covid-19, e aumentar os níveis de aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino.

Para isso, Alessandro Vieira propõe, inicialmente, ampliar a rede de ensino integral, implementando o novo modelo no ensino médio e ampliando e reestruturando as escolas dessa modalidade.

O candidato também prevê a criação de um “Portal Ensina Sergipe”, no qual serão disponibilizados materiais e recursos pedagógicos de qualidade para apoiar os docentes, como planos de aula, materiais complementares, cursos e ferramentas para suporte aos professores e aos alunos.

Alessandro Vieria propõe ainda incentivar as práticas artísticas e científicas extracurriculares na rede estadual de ensino por meio de editais, garantir a implementação da educação financeira no ensino fundamental e médio e se compromete também em incentivar a prática de iniciação científica já dentro das escolas.

Outro destaque do plano de governo do candidato é a criação de um “Atendimento Educacional Especializado ao aluno público-foco da Educação Especial”, com capacitação e atualização curricular dos profissionais da educação.

Nesse sentido, Alessandro Vieira também aponta a necessidade de criar um “Núcleo de Inclusão e Diversidade Metodológica”, a partir de estratégias de inclusão e desenvolvimento de metodologias de ensino que garantam o melhor ensino para alunos portadores de transtornos de aprendizagem, além de garantir a presença de intérpretes e acompanhantes para alunos portadores de necessidades especiais, fortalecer as unidades educacionais adaptadas para alunos portadores de deficiência visual e/ou auditiva e garantir o ensino de libras nas escolas de ensino médio.

Antônio Cláudio (DC)
O candidato do Democracia Cristã traz em sua proposta de governo o “Projeto Mais Educação Mais Futuro” para a área em Sergipe, cujas metas incluem a redução da distorção idade/série e da evasão escolar, a realização de planejamento de ações motivadoras em parceria com sindicatos e a valorização da motivação do professor, com garantia de conforto no trabalho e maior remuneração com critério de resultados para viabilizar um ensino com mais eficácia.

Antônio Cláudio também propõe realizar, de forma integrada entre os diversos órgãos estaduais e sob gerência da Secretaria de Ação Social, um programa de educação social, pelo qual pretende promover uma maior conscientização das particularidades de cada segmento da sociedade, direitos, deveres e valorização da democracia. 

Aroldo Félix (UP)
O candidato da União Popular (UP) ao Governo de Sergipe defende a promoção de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. 

Um ponto que chama atenção dentre as propostas de Aroldo Félix é a criação de uma “Universidade Estadual de Sergipe”. Ele também aponta a necessidade de lutar pela reabertura das unidades escolares fechadas, abertura de novas escolas e expansão das vagas nas escolas e universidades.

Como forma de valorizar os profissionais da educação, o candidato propõe a garantia da Lei do Piso Nacional do Magistério e defende a criação de um plano de carreira unificado dos profissionais de educação da Rede Pública de Educação Básica, das Escolas Técnicas e universidade estadual de Sergipe, além da realização de concursos públicos para suprir a demanda desses profissionais, acabando com as contratações temporárias e terceirizações.

Para garantir o acesso de todos à educação, o candidato prevê a distribuição de um auxílio permanência estudantil, destinado a estudantes da educação básica e do ensino superior, além de propor a construção de alojamentos estudantis nas proximidades das escolas técnicas e da referida universidade estadual e a revisão da política de alimentação escolar, priorizando alimentos oriundos de produtores locais e incluindo opções vegetarianas nos cardápios.

Elinos Sabino (PSTU)
A principal meta do candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) para o setor em Sergipe é promover uma educação pública, estatal, gratuita e de qualidade para todos, com mais investimento e valorização dos trabalhadores da área por meio do pagamento do piso salarial e do cumprimento aos planos de carreira.

Para isso, Elinos Sabino propõe o aumento imediato do investimento destinado à educação, saindo do atual valor mínimo de 25% para 30% da receita corrente líquida, além de pretender destinar a verba pública exclusivamente ao setor de educação pública.

Outro destaque das propostas do candidato é a inclusão das pautas LGBTQIA+, das mulheres, indígena, quilombola e do campo dentro dos planos, além de propor a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais, por meio da inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar e da obrigatoriedade do estudo indígena e afro-brasileiro nas escolas.

Elinos Sabino também prevê a criação de uma Universidade Estadual de Sergipe e de mais bibliotecas e creches.

Fábio Mitidieri (PSD)
O candidato do Partido Social Democrático tem como primeira proposta para a educação a promoção  da alfabetização de todos os alunos até o segundo ano do Ensino Fundamental, que ele pretende desenvolver por meio da distribuição de material complementar e de apoio pedagógico, da garantia da formação continuada de professores e gestores e do apoio técnico e financeiro para as escolas.

Fábio Mitidieri também propõe a inserção de uma política de correção da distorção idade-série na educação básica, a partir do reforço no uso sistemático de processos que promovam a correção dessa defasagem.

O candidato traz como proposta também um processo de municipalização do Ensino Fundamental, para que a rede estadual de educação se concentre no ensino médio e profissionalizante. Para esse ponto do ensino médio, Mitidieiri também pontua a necessidade de expandir o modelo de ensino integral.

Outro destaque das propostas do candidato para o setor da educação é o incentivo à pesquisa, aos sistemas de aprendizagem e ao ensino técnico e profissionalizante, que ele pretende colocar em prática a partir da distribuição de bolsas estudantis, além de incentivar a entrada no mercado de trabalho, no caso da educação de jovens e adultos. Ele também pretende incluir psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas estaduais.

Fábio Mitidieri propõe construir mais escolas, creches, quadras poliesportivas, além de ampliar os recursos tecnológicos nas escolas, com implantação de tecnologia de acesso com reconhecimento facial, laboratórios de informática, salas de aula inteligentes com computadores, projetores e outros equipamentos multimídia, notebooks para os professores e tablets educativos.

Niully Campos (PSOL)
A candidata do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) tem como propostas para a educação de Sergipe zerar o analfabetismo e desenvolver currículos referenciados socialmente, com prioridade para práticas que reconheçam a importância de cultura negra, das pessoas lgbtquiap+, das mulheres, pessoas com deficiência e doenças raras, comunidades tradicionais, adultas e idosas.

Como forma de valorizar os profissionais da área, Niully pretende cumprir o piso salarial e reestruturar os planos de carreira dos professores e realizar concursos públicos para todas as funções da escola, viabilizando uma educação 100% pública, sem contratos terceirizados.

A questão da inclusão também é uma pauta nas propostas da candidata, que propõe currículos a incluirem a diversidade de raça, gênero, que respeitem a educação do campo, educação quilombola e indígena, além da garantia de acessibilidade às pessoas com deficiência, por meio de uma formação pedagógica, materiais e recursos necessários para uma efetiva inclusão, e da inclusão digital com internet e equipamentos acessíveis para a população sergipana.

Niully também se compromete em promover a manutenção, ampliação e construção de mais escolas públicas, com as garantias de acessibilidade, de acesso à água potável, banheiros e laboratórios, espaços livres de produção e socioterritorialização e a criação de uma universidade pública estadual.

Rogério Carvalho (PT)
O plano de governo do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) não traz um campo específico sobre a área de educação, mas ela está presente de forma pontual ao longo das onze páginas do documento.

O primeiro ponto em que a educação é abordada é quando o candidato menciona a necessidade de inovação na gestão dos entes públicos, incluindo a administração de educação pública nessa pauta.

O plano de governo de Rogério Carvalho também aponta o investimento em educação como ferramenta para viabilizar a inclusão social, a cidadania e a garantia de direitos sociais.

A proposta do candidato menciona ainda que o conceito de desenvolvimento ultrapassa a "simples identidade com o crescimento econômico, para incorporar o conceito de melhoria sustentada da qualidade de vida da população como um todo", o que, entre outros aspectos inclui a universalização do acesso à educação.

Valmir de Francisquinho (PL)
O plano de governo do candidato do Partido Liberal tem como foco a melhoria da gestão e dos indicadores de aprendizagem da rede estadual de ensino, a partir do investimento em infraestrutura e do atendimento às metas do Plano Nacional de Educação.

Um destaque das propostas de Valmir de Francisquinho é a distribuição de uma série de auxílios, como o Auxílio Creche, destinado a estudantes com filhos de idade entre três meses e um ano incompleto, a partir de avaliação socioeconômica; Auxílio Esporte e Auxílio Cultura, concedidos a estudantes com aptidão nas referidas áreas; Auxílio Monitoria, destinado a estudantes selecionados para oferecer apoio didático nas disciplinas; Auxílio Viagem, destinado para o uso em eventos pedagógicos.

Nesse sentido, o candidato também prevê a criação do “Programa Bolsa Universitário”, por meio do qual todos os estudantes de baixa renda que atingirem 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressarem em uma universidade poderão receber um auxílio financeiro durante seis meses.

Valmir de Francisquinho também se compromete em promover uma melhor capacitação dos profissionais da educação, a partir da formação continuada dos professores da rede pública de ensino.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Acervo Pessoal
05/05/2024  21h25 Sergipano vai ao show da Madonna no RJ e fala da sua experiência
Ascom PM
05/05/2024  17h07 Viatura da PM se envolve em acidente na Zona Norte de Aracaju
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado