Conselho notifica maternidade N. Srª de Lourdes com possível interdição ética | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Conselho notifica maternidade N. Srª de Lourdes com possível interdição ética
O motivo é a falta de médicos nas áreas de neonatologia e ginecologia obstetrícia
Cotidiano | Por F5 News 19/07/2023 11h25


O Conselho Regional de Medicina do Sergipe (CREMESE) enviou notificação de uma possível interdição ética à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) na última segunda-feira (17). A decisão é baseada no desfalque nas escalas médicas de neonatologia e ginecologia obstetrícia. A Maternidade tem o prazo de 30 dias para corrigir as irregularidades. 

Segundo o Conselho, a falta de médicos coloca em risco os profissionais e pacientes pelas limitações que envolvem a assistência. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério Público Estadual (MPE) foram comunicados sobre a decisão.

O F5 News entrou em contato com a SES, que informou que há um credenciamento médico em aberto e um outro específico para as áreas em questão (neonatologia e ginecologia obstetrícia) estadual em fase final de elaboração.

Confira a nota da SES na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que vem adotando medidas para otimizar o fluxo de atendimento na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. A MNSL atende gestantes de alto risco portadoras de patologias, como hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro, que necessitam de atendimento especializado.

A unidade cumpre uma importante função social, sendo a única referência para partos de alto risco em Sergipe. Somente no primeiro semestre de 2023, foram realizados 7.082  atendimentos e 2.790 partos na Maternidade.

A SES ressalta que, para cobrir as falhas pontuais nas escalas médicas, existe um credenciamento médico aberto e em fase final de elaboração de um credenciamento específico para neonatologistas e obstétricos que trabalham com atendimento de alto risco.

Paralelamente, a SES busca otimizar o atendimento na MNSL com o aperfeiçoamento do processo Regulatório de modo a garantir que o perfil de atendimento a pacientes de alto risco da unidade seja melhor observado, evitando-se a sobrecarga de porta com atendimentos de risco habitual.
 

Mais Notícias de Cotidiano
Erick O'Hara/Agência Sergipe
01/05/2024  14h00 Concurso unificado: saiba tudo o que levar e o que deixar em casa
Ana Lícia Menezes/PMA
01/05/2024  13h24 Vacinação contra a dengue para crianças inicia nesta quinta (02)
Flavia Pacheco/SES
01/05/2024  13h18 Ressurgimento da epidemia de dengue gera preocupações
Freepik
01/05/2024  10h20 Homem é executado a tiros dentro de residência em Dores (SE)
Freepik/Ilustrativa
01/05/2024  10h00 Dia do Trabalhador: confira algumas das profissões mais antigas do mundo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado