Criação do Parque das Dunas, em Sergipe, depende apenas de um decreto | F5 News - Sergipe Atualizado

Criação do Parque das Dunas, em Sergipe, depende apenas de um decreto
Unidade preserva o segundo maior aquífero do estado e concentra ecossistemas de restinga e manguezal
Cotidiano 25/04/2017 15h54 - Atualizado em 25/04/2017 18h07


Por F5 News

Entre os municípios sergipanos de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas, uma área de 2.140 hectares guarda ecossistemas de restingas e manguezais, dunas e lagoas, além de um valioso aquífero, considerado o segundo maior do estado. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), já existe o projeto instituindo essa área como de preservação - o Parque Estadual das Dunas -, falta apenas a assinatura do decreto que autorize sua criação. 

O assunto foi discutido em reunião realizada na manhã desta terça-feira (25), entre o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Olivier Chagas, a procuradora da República Lívia Tinôco e o prefeito do município da Barra dos Coqueiros, Aírton Martins.

Segundo Olivier Chagas, a criação do Parque é importante para a preservação da área de restinga ─ protegida por lei e fixadora natural das dunas. “A duna protege o aquífero. Sem ela, o aquífero se perde. Acredito que muito em breve será criado esse Parque das Dunas”, disse. 

A procuradora Lívia Tinôco tem acompanhado de perto as discussões sobre a concepção do parque e diz que a criação da Unidade de Conservação trará proteção para a área das dunas, que abarca tanto o município da Barra quanto Santo Amaro das Brotas, além de proteger o segundo maior aquífero do estado.

“Há uma preocupação ambiental muito grande com aquela área porque ela vem sofrendo pressões por meio de grilagem de terra, invasões, e nós temos que trabalhar todos juntos, o Estado, os municípios e o MPF, pela proteção daquela área e criação do Parque”, afirmou.

Lívia explica que essa é uma Unidade de Conservação que não passará por nenhum tipo de conflito porque não atinge áreas particulares que precisem ser posteriormente indenizadas. Praticamente toda área é da União, o que torna o projeto viável e de baixo custo. Ela diz também que todo processo de criação já foi realizado. “Já temos pronta uma minuta para criação da Unidade, um decreto que estabelece o polígono todo. Estamos com todo o processo em fase final. Agora é mais um trabalho de diálogo para a assinatura do decreto de criação do Parque”, assegurou a procuradora.

De acordo com o prefeito da Barra dos Coqueiros, Aírton Martins, a criação da Unidade de Preservação é importante para o meio ambiente, haja vista que existe uma área se degradando por conta de invasões, então é a garantia do futuro da preservação do meio ambiente na cidade. “O Parque vai se tornar muito importante até para o turismo ecológico, para incentivar as pessoas a conhecerem a região, que é muito bonita", disse ele, parabenizando o secretário Olivier pelo empenho na criação do projeto. 

*Com informações da Semarh

Mais Notícias de Cotidiano
Emdagro/reprodução
02/05/2024  14h27 Novas medidas são adotadas para manter Sergipe livre da febre aftosa
Emdagro detalha ações contidas no Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa
Reprodução/ Agência Sergipe
02/05/2024  12h20 Governo lança campanha ‘Maio Amarelo’ para conscientização de acidentes
Campanha tem o objetivo de promover conscientização e a responsabilidade no trânsito
 Arthuro Paganini/ Agência Sergipe
02/05/2024  11h47 Confira vagas de emprego divulgadas pela Secretaria de Estado do Trabalho
NAT atende trabalhadores interessados das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira
Reprodução/ Arquivo pessoal
02/05/2024  10h56 Mulher é agredida em Aracaju e denuncia homofobia como causa da briga
Briga teria acontecido em uma lanchonete no Ponto Novo. Vítima ficou com o rosto desfigurado
Reprodução Redes Sociais
02/05/2024  10h15 Vídeo: Chuvas causam alagamentos em vários pontos de Aracaju
Registros aconteceram em vários pontos da Capital, que permanece em alerta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado