CVV já atendeu 100 mil pessoas com problemas emocionais em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

CVV já atendeu 100 mil pessoas com problemas emocionais em Sergipe
Cotidiano 29/03/2017 13h25


Por indicação da deputada Maria Mendonça (PP), foi realizada na manhã desta  quarta-feira (29) no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), palestra da Relações Públicas do Centro de Valorização da Vida (CVV), Silvia Maria Aquino Neves, visando destacar o serviço voluntário da instituição que busca auxiliar as pessoas que precisam desabafar no sentido de melhorar seu estado emocional. Na oportunidade, a palestrante divulgou dados dando conta de que o Estado de Sergipe ocupa o terceiro lugar no Nordeste, em número de suicídios, ficando atrás do Piauí e do Rio Grande do Norte.

“Recebemos convite da deputada Maria Mendonça para que viéssemos informar mais sobre o trabalho voluntário de prevenção ao suicídio que o CVV desenvolve no Estado de Sergipe há 10 anos. Atendemos prontamente o convite e manifestamos a vontade de vir ao plenário para que os outros parlamentares também possam conhecer. Para se ter uma deia, da dimensão que o problema apresenta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, ocorreram mais de 800 mil casos de suicídio no mundo. O Brasil está em 8º lugar com 12 mil casos por ano e Sergipe ocupa o terceiro lugar no Nordeste”, ressalta.

Silvia Aquino exibiu um vídeo sobre a depressão e informou que aumentou  muito atualmente, o número de adolescentes e pessoas da terceira idade, tirando a própria vida. “Existem muitas causas; problemas mentais e emocionais; pessoas que não sabem conviver com as perdas de emprego, status e entes queridos, fazendo um cavalo de batalha evoluindo para uma depressão e um suicídio”, lamenta.

CVV em Sergipe

O Centro de Valorização da Vida que desenvolve o Serviço de Prevenção  do Suicídio há 55 anos no Brasil, tendo sido criado no Estado de São Paulo, com  a finalidade de ouvir o desabafo das pessoas que não tinham com quem conversar sobre os seus problemas. É referendado pelo Ministério da Saúde e está constatado que nas cidades em que se abriram postos do CVV, o número de casos vem diminuindo.

“Em Sergipe foi criado há dez anos e atualmente funciona em uma sala cedida pelo comando da Polícia Militar de Sergipe, localizada no quartel central, atendendo pelos telefones 0800 284 44 56 e 3213-7601 diariamente, das 8h às 22h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Estamos hoje com 25 abnegados voluntários que se revezam em plantões par atender a demanda. Muito nos honra dizer que nestes 10 anos, já atendemos a mais de 100 mil  ligações de pessoas que nos procuraram para desabafar suas dores, sua solidão, seu desespero e até a sua intenção de tirar a própria vida”, enfatiza.

Reivindicação

Ao final da palestra, Sílvia Aquino destacou  que os voluntários lutam com muita dificuldade para manter o serviço em Sergipe, apesar de o suicídio ser um problema de saúde pública. “Infelizmente não temos ajuda financeira com exceção de um convênio que conseguimos com a Secretaria  de Saúde do Município de pouco mais de 2 mil reais, que não é suficiente para arcar com todas as despesas inerentes a bom funcionamento do serviço e aperfeiçoamento de seus voluntários. “Quero fazer um apelo aos deputados para a construção de um sanitário para os nossos voluntários, pois não temos sede própria e funcionamos numa sala cedida pelo comandante da Polícia Militar”, solicita.

Parlamentares

A autora da propositura, deputada Maria Mendonça (PP), não pôde comparecer à Sessão Especial devido a falecimento de um tio e foi representada pelo deputado Georgeo Passos (PTC). “Representando a deputada Maria Mendonça que por motivo do falecimento do tio, não pôde participar, quero dizer que estou assustado com os dados estatísticos divulgados pela representante da CVV. Não conhecia esse trabalho e vou divulgar o número do telefone para que mais pessoas com depressão e outros problemas possam contar com a ajuda dos voluntários”, diz.

O deputado Pastor Antônio dos Santos (PSC), lamentou o crescimento do número de casos e se disponibilizou a ajudar na construção do sanitário. “Peço que seja feito um orçamento e nos entregue para que possamos levantar recurso com os colegas e a obra seja feita em menor espaço de tempo. Infelizmente o Poder Público que não cumpre a maioria das suas obrigações não se somam a projetos como esses. Enquanto, ser humano, cristão e sociedade podem contar com o meu apoio para que tenhamos um mínimo de suicídio possível no nosso estado. Que um cidadão antes de tomar uma decisão tão drástica, saiba que tem um endereço para essas pessoas que estão passando por profunda depressão, busquem ajuda”, afirma.

“Quero parabenizar a todos, sei que deve ser uma tarefa muito difícil e o suicídio é um problema sério de saúde pública, enquanto nós enquanto representantes do povo devemos dar as mãos a esse centro cobrando políticas públicas mais eficazes. A prevenção é sempre mais benéfica, mais econômica e mais eficaz, infelizmente nosso país não tem essa cultura e quando a gente se depara com os problemas, já são enormes, gigantescos e de difícil resolutividade. Acredito que o individualismo, cada um dentro do seu mundo, da sua caixa, se comunicando muito pouco, sem um olhar diferenciado, carinhoso, de atenção e ajuda, de estender a mão de verdade. E é isso que vocês fazem. Com as redes sociais, as pessoas se comunicam por um aparelho, afastando o ser humano cada vez mais um do outro”, completa a deputada Sílvia Fontes (PDT).

O deputado Vanderbal Marinho (PTC) também se manifestou: “Às vezes as pessoas dão muito valor simbólico às questões como bullying, mas pode desencadear em depressão, podendo levar ao suicídio. É necessário que hajam grupos como esses porque essas pessoas precisam urgentemente de ajuda e essa ajuda é de extrema importância, além da divulgação para que a sociedade vá discutindo e observando, entende.

“Quero ressaltar o trabalho que essas pessoas abnegadas, anônimas, fazem para atender ao próximo, sem interesses políticas, escolhas religiosas. É a lição mais bonita que um ser-humano pode levar a outro”, acredita Luciano Pimentel (PSB).

A representante do CVV informou ainda que o Ministério da Justiça aprovou o uso de três dígitos nos telefones dos CVVs em todo o país visando facilitar as ligações. “Será o número 188 em todo o Brasil e até 2019, deverá estar em operação aqui em Sergipe”, acrescenta.

Fonte: Agência Alese
Foto: Jadilson Simões

Mais Notícias de Cotidiano
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Será aplicada uma segunda camada de asfalto no sentido Beira Mar da via
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Governo prevê que instrumentos tornarão mais eficaz a prevenção aos efeitos da chuva
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente
Uma das fontes de proteína animal mais acessíveis, ovo traz benefícios variados para a saúde
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Energisa informou que 50% dos clientes já tiveram o fornecimento reestabelecido
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Suspeitos teriam tentado realizar um assalto e fugiram de bloqueio policial

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado