Defesa Civil emite alerta de chuva moderada em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Tempo
Defesa Civil emite alerta de chuva moderada em Aracaju
Alerta serve para as próximas 72h. Medida ocorre como prevenção
Cotidiano 16/04/2024 12h02


Com a perspectiva de chuvas moderadas para as próximas 72h, na manhã desta terça-feira (16), a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta através do serviço SMS 40199. A medida ocorre de forma preventiva para que a população possa se precaver e redobrar o estado de observação, principalmente, nas áreas de risco.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, as chuvas devem ocorrer diariamente nos próximos seis dias. "Estamos na quadra chuvosa e nos próximos dias deve ocorrer incremento no volume de chuva. Monitoramos as previsões que indicam, para esta semana e final de abril, a incidência de chuvas com maior continuidade, podendo chegar ao acumulado de 200 milímetros. Antes tínhamos uma característica de chuvas intensas em curto intervalo de tempo", explicou o secretário.

O gestor salienta que o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju está preparado e já atua antecipadamente com ações preventivas, mantendo equipes em atenção para responder às demandas que venham a surgir. "Monitoramos as condições meteorológicas constantemente e as características da chuva, que podem ocorrer de forma distribuída, sem maiores impactos. Diante de maior intensidade, estamos com o todo o aparato da Prefeitura de prontidão para atuar e minimizar eventuais transtornos", frisou.

Orientações
A população que reside em áreas de encostas de morro deve ficar atenta aos sinais de risco, como inclinação de árvores e postes, afundamentos de piso e rachaduras nas residências, assim como barulhos na madeira do telhado. "Nesses casos, é importante sair da residência o mais rápido possível e acionar a Defesa Civil", salientou o tenente-coronel Silvio Prado.

Em caso de áreas que venham a apresentar inundações ou alagamentos, a Defesa Civil orienta a não atravessar e evitar o contato com a água. "Essas pessoas devem buscar um lugar protegido e aguardar melhores condições para transitar, ou buscar rotas alternativas. Tudo isso para evitar acidentes e o contato com a água", indicou o secretário da Defesa Social.

Em caso de emergência, a  Defesa Civil deve ser acionada através do telefone 199. O serviço voltado à realização de vistorias e avaliação de riscos está em funcionamento 24h para atendimento à população.

Alerta SMS
Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local que deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju
A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.

Com informações da assessoria de comunicação.

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
29/04/2024  15h42 Banana: saiba o que acontece com o corpo se você comer todo dia
Rede social/Reprodução
29/04/2024  15h38 Colisão entre carro e moto na avenida Tancredo Neves deixa dois feridos
SSP/Ilustrativo
29/04/2024  15h28 Sergipe registra menor taxa de homicídios do Nordeste em 2023, afirma Veja
Reprodução Redes Sociais
29/04/2024  11h20 Homem é hospitalizado após atropelamento de cavalo em Boquim
Leonardo Dias/IPES
29/04/2024  10h19 Mutirão de Cirurgias Bariátricas do Ipesaúde opera 60 pacientes

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado