Delegacias sergipanas continuam abrigando mais de 500 presos | F5 News - Sergipe Atualizado

Delegacias sergipanas continuam abrigando mais de 500 presos
Após rebeliões, SSP/SE realiza reparos nas 2ª e 10ª DM
Cotidiano 07/08/2015 12h20


Por Will Rodrigues

A transferência emergencial de 100 dos 120 presos que estavam nas 2ª e 10ª Delegacias Metropolitanas para o Cadeião de Nossa Senhora de Socorro não resolve o problema da superlotação nas delegacias sergipanas. Balanço divulgado nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) para o F5 News revela que ainda existem mais de 500 detentos custodiados nas celas das delegacias, quando deveriam estar em unidades prisionais.

Nesta sexta, a SSP/SE iniciou a operação de reparos nas unidades que ficaram destruídas após as rebeliões registradas nessa quinta-feira (6).

Na 2ª DM, no bairro Getúlio Vargas, zona norte da capital sergipana, duas carceragens não foram danificadas e por isso 11 presos que haviam sido removidos para o Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) já retornaram à unidade. Os outros nove presos foram realocados em outras unidades de Aracaju.

Já na 10ª DM, localizada no bairro Jardim Centenário, não há nenhum interno porque as celas ficaram completamente destruídas, como F5 News mostrou.

A SSP/SE ainda informou que, a partir de agora, cabe à Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) definir o destinos dos 100 presos que foram conduzidos para o Cadeião. A Sejuc informou que a transferência foi emergencial.

O balanço mais recente da Sejuc mostrou que o Cadeião de Socorro tem capacidade para abrigar 160 pessoas, mas estava com 183. Com a transferência realizada nesta quinta, o déficit de vagas aumentou consideravelmente.

Segundo a Sejuc, duas novas prisões estão prontas para serem inauguradas no Estado. Elas ficam nas cidades de Areia Branca e Estância e aguardam apenas a resolução de questões burocráticas para começarem a funcionar. Além disso, a unidade de Nossa Senhora da Glória passa por uma reforma.

Outra atitude adotada na tentativa de resolver o problema da superpopulação foi a aquisição de 500 tornozeleiras eletrônicas, que devem ser utilizadas a partir do segundo semestre deste ano.  De acordo com a pasta, com essas medidas, cerca de 1.500 vagas serão geradas. Ainda assim, ficará faltando espaço para mais de 500 detentos.

Nesta sexta, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargador Luiz Mendonça, concedeu medida liminar para suspender a interdição parcial do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, que desde julho estava impedido de receber novos detentos. 

Saiba mais:

Presos se rebelam e espancam colegas de cela na 10º DM em Aracaju

Sistema prisional sergipano tem quase 2 mil presos além da capacidade

Fotos: Fernanda Araujo/Arquivo F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
A ‘mulher mais alta do mundo’ faleceu aos 77 anos na capital sergipana
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana
A vítima foi alvejada no rosto; suspeito fugiu com motocicleta
BPRv/Reprodução
28/04/2024  08h15 Pedestre é atropelado e tem perna fraturada na Rodovia SE-220 em Aquidabã
Uma das pernas do homem estava fraturada em múltiplos pontos durante o acidente
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
28/04/2024  07h00 Pesquisas avaliam impactos da ação humana nos rios de Sergipe
Estudos avaliam qualidade da água e presença de poluentes
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ela ajudou a projetar Sergipe como artista e atleta da seleção brasileira de Basquete

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado