Desembargador autoriza continuidade do concurso da PM/SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça
Desembargador autoriza continuidade do concurso da PM/SE
Magistrado diz que não há provas suficientes para descaracterizar a legitimidade da concorrência pública
Cotidiano | Por Aline Aragão 10/08/2018 16h44 - Atualizado em 11/08/2018 09h10


O desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto suspendeu, na tarde desta sexta-feira (10), a liminar expedida pelo juiz da 1ª vara de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, que determinava a suspensão do concurso para soldado da Polícia Militar de Sergipe, e determinou que o Estado prossiga com a realização das demais fases previstas no edital.

De acordo com a decisão, não foram identificados, no momento, elementos suficientes para descaracterizar a legitimidade da concorrência pública. "Não estou aqui negando a existência da tentativa de fraude perpetrada por alguns candidatos. Mas sim, reconhecendo que não passaram de meras tentativas que de prontidão foram coibidas pela instituição responsável pelo concurso com o auxílio da Polícia Militar deste Estado”, afirmou o magistrado.

Entenda

As provas objetivas do concurso da Polícia Militar de Sergipe foram realizadas pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFG), no dia 1º de julho, com a participação de mais de 69 mil candidatos de todo país.

No dia 02 de agosto, o juiz da 1ª vara de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, concedeu uma liminar suspendendo o concurso público. A decisão atendeu ao pedido de dois candidatos que se sentiram prejudicados pela suspeita de fraude.

A fraude foi descoberta pela Polícia Civil durante a realização da prova. Dois irmãos foram presos em flagrante dentro da sala de aula, tentando fraudar o concurso.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os irmãos Hygor Ayslan Oliveira Lima, 28, e Aylton Hytalo Oliveira de Lima, 26, naturais de Pernambuco, já vinham sendo monitorados e, por isso, não conseguiram ter êxito na fraude.

Na última quinta-feira (09), o Estado publicou no Diário Oficial a suspensão do Teste de Aptidão Física (TAF) que seria realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, conforme cronograma previsto no edital e informou que iria recorrer da decisão.

No mesmo dia, o secretário de Planejamento Orçamento e Gestão, Rosman Pereira, revelou que outros 23 candidatos foram eliminados por suspeita de tentativa de fraude, comprovando a eficácia dos mecanismos de segurança adotados pela instituição responsável pelo certame.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
03/05/2024  11h25 Mulher é assassinada a facada; companheiro foi levado à delegacia 
Crime aconteceu na madrugada desta sexta (3) no 17 de Março
Flávia Pacheco/ SES/SE
03/05/2024  11h00 Saúde realiza caminhada em prol da doação de órgãos e córneas neste sábado
A ação traz como temática ‘Doe órgãos, salve vidas e espalhe amor’
SSP
03/05/2024  09h59 Homem é preso após cobrar dinheiro para devolver celular roubado
Fato aconteceu na Cidade de Barra dos Coqueiros. Investigado já tem histórico criminal
Ilustrativo/ Freepik
03/05/2024  09h30 Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado
Concurso Nacional Unificado acontece neste domingo (5) em 228 municípios do Brasil
Reprodução/ Polícia Militar
03/05/2024  08h48 Suspeito de cometer homicídio em Marcelândia (MT) é preso em Glória (SE)
A prisão aconteceu enquanto a equipe realizava o patrulhamento no município

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado