Detran/SE alerta motoristas sobre riscos de usar telefone enquanto dirigem | F5 News - Sergipe Atualizado

Detran/SE alerta motoristas sobre riscos de usar telefone enquanto dirigem
Cotidiano 23/10/2017 11h30 - Atualizado em 23/10/2017 11h32


Por Saullo Hipolito*

Com o objetivo de alertar motoristas sobre os riscos do uso e manuseio de telefone celular enquanto dirigem, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) realiza, durante toda a semana, ações de conscientização com condutores de veículos.

O objetivo da semana é mostrar os riscos deste ato, que se configura uma das três principais causas de acidente de trânsito com morte no Brasil.

Segundo o coordenador do EPTran, Lacerda Júnior, o risco é muito grande. Para digitar uma mensagem de texto, o usuário passa em média 23 segundos e nesse momento o motorista dividirá sua atenção. “Caso apareça algum obstáculo nesse lapso de tempo, certamente haverá colisão e possivelmente um acidente de trânsito com possibilidade de morte”, disse.

Segundo cálculos do ano passado da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Paulo, a distração de olhar para a tela do smartphone dura, em média, 23 segundos. Isso quer dizer que, se o veículo se movimentar a 60 quilômetros por hora, o motorista terá percorrido 380 metros às cegas. Se o carro estiver na velocidade de 100 quilômetros por hora, serão 640 metros sem olhar para a estrada à frente. Em veículos pesados, como caminhões e ônibus, a atitude aumenta em 23 vezes o risco de se envolver em um acidente.

O tempo necessário só para pegar o smartphone e conferir o número de quem está ligando é de 4,5 segundos. Para reagir diante de um imprevisto no caminho com uma freada, o motorista leva 2,5 segundos se o veículo estiver a 100 quilômetros por hora, sendo 1,5 segundos para perceber o obstáculo e 1 segundo para começar a executar a reação.

O órgão está fazendo levantamento de dados estatísticos no estado e, inicialmente, se baseia em dados em nível de Brasil, fornecidos pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, que coloca o telefone celular como a terceira principal causa de acidente de trânsito com morte. Em alguns momentos estes números superam outro bem relevante, o de causas de morte por uso de bebida alcoólica junto com direção.

Ao ser pego utilizando o celular enquanto dirige, o motorista perde sete pontos na habilitação, por se tratar de uma infração gravíssima, e recebe multa de R$ 293,47. Esse é o tipo de negligência que acontece em todo o Brasil. Com isso, todos os departamentos de trânsito do país vão pra rua chamar a atenção e orientar as pessoas.

“As pessoas acham que acidentes só acontecem na casa dos outros, mas não têm ideia que ao utilizar o celular sua visão periférica fica totalmente afetada, o que faz com que o motorista não tenha total atenção no trânsito”, advertiu Lacerda.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araújo

Fotos: Saullo Hipolito

Mais Notícias de Cotidiano
Agência Aracaju
19/05/2024  17h37 Mercados Virgínia Franco e Milton Santos estarão fechados nesta segunda (20)
Fechamento acontecerá para limpeza. Atividades retornam na terça-feira (21)
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Vítimas foram retiradas das ferragens pelos Bombeiros e encaminhadas ao hospital
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Animais foram encontrados no Povoado Volta. Criatório abastecia comércio na região
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)
Acidente aconteceu na noite deste sábado (18) na Rodovia SE-179
Ilustrativo/Freepik
19/05/2024  07h00 Confira dicas sobre a introdução de alimentos nos primeiros meses de vida
Leite materno e comida com texturas e cores diferentes, são algumas das dicas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado