Devotos celebram Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Catedral | F5 News - Sergipe Atualizado

Devotos celebram Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Catedral
Cotidiano 08/12/2014 11h40


Por Fernanda Araujo

Ajoelhados e de pé, rezando e cantando, os devotos da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, chamada de a Rainha de todos os santos – Maria, mãe de Deus – celebram a santa na Catedral Metropolitana de Aracaju (SE).

A igreja ficou lotada de religiosos que participaram da Missa dos Devotos, entoando cânticos e tomando a ceia eucarística. Diante de muitas orações alguns devotos entraram na igreja de joelhos crendo nos milagres da santa.

Para o devoto e religioso da Congregação Sagrado Coração de Jesus, José Valdinan, Nossa Senhora é

o modelo a ser seguido pelos cristãos na terra e a ser alcançado na eternidade, um exemplo de pureza e entrega total a Deus. “Por isso que essa devoção não é simplesmente um sentimento, mas é uma entrega, é ver nela aquilo o que devemos ser como cristãos, uma vida coerente com evangelho de Jesus Cristo. A maior graça recebida é a perseverança, a caminhada de fé, a fidelidade a Deus, mesmo com todas as nossas dificuldades, lutas, e nossas quedas, mas ver em Maria aquela que nos ajuda, principalmente, nessa união com Deus, dia após dia”, disse.

A missa foi celebrada pelo padre Manoel Barbosa, pároco da Catedral.  “É um dia de devoção, um dia santificado e é, sobretudo, um dia de grande espiritualidade. Nossa Senhora nos ensinando a viver no Espírito de Jesus, construindo o Reino de Deus com Ele. Esse é sempre o maior valor de Nossa Senhora, o aprendizado co

m ela para seguirmos a Jesus”.

A programação festiva segue com a

Missa Solene com o arcebispo Dom José Palmeira Lessa, que abre oficialmente o Ano da Caridade. “A mensagem do ano da caridade é: Que nós possamos, como Maria, cada vez mais dar Jesus ao mundo, dar Jesus aos outros".

Às 16h30 haverá a tradicional procissão, Santa Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento.  

A Santa

A doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant’Ana, foi introduzido no calendário romano aproximadamente em 1304, quando o franciscano João Dunus Escoto mostrou, em uma reunião convocada pelo Bento XI entre doutores da Teologia, que era conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe de Jesus. Segundo ele, isso é possível para a Onipotência de Deus, que antecipou-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Além disso, a Virgem Maria teria aparecido em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se criasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. No dia 8 de dezembro de 1854 a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”. Em sua suposta aparição em Lourdes, em 1858, a santa teria confirmado a definição dizendo para Santa Bernadette: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.

Com informações da Canção Nova

Fotos: Fernanda Araujo/F5 News

 

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado