Dez presos e duas mortes durante operação na Zona Sul de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Dez presos e duas mortes durante operação na Zona Sul de Aracaju
Operação Xeque-mate desarticulou quadrilha acusada de tráfico de drogas, roubos e homicídios
Cotidiano 05/12/2017 07h22 - Atualizado em 05/12/2017 13h32


Por Fernanda Araujo

A Polícia Civil desmantelou nesta terça-feira (5) uma associação criminosa que agia na localidade conhecida como Vila do Cemitério no Bairro Atalaia, Zona Sul de Aracaju (SE). Dez pessoas acusadas de crimes de tráfico de drogas, roubos e homicídios foram presas na Operação denominada ‘Xeque-mate’.

Foram cumpridos 22 mandados de prisão e busca e apreensão, por meio do Complexo de Operações Policiais Especiais (COPE). A investigação durou cerca de um ano, após verificação de dezenas de denúncias de crimes relacionados ao tráfico de drogas na região, através do 181.

Durante a operação, duas pessoas morreram em confronto com a polícia, identificados como Luís Carlos Reis Filho, 32 anos, considerado o chefe do tráfico, e Israel César Nogueira dos Santos, 34, acusado de cometer um homicídio ocorrido no dia 25 de setembro deste ano no bairro Coroa do Meio por causa de disputa de tráfico.

“Israel, a mando do comando do tráfico, matou a vítima que estava vendendo drogas de outros traficantes na Atalaia. Há uma disputa de tráfico na localidade. A vila é dominada pelo tráfico, geograficamente existe uma facilidade porque a polícia tem dificuldade em se deslocar no local, por isso tornou propício para o crime, com a logística que montaram conseguiram manter o comando”, conta a delegada Mayra Moinhos, que conduziu a investigação.

Os policiais apreenderam ainda certa quantidade de drogas, como cocaína, maconha e crack, além de quatro armas de fogo, entre elas uma arma longa de grosso calibre. Também foi apreendido um carro Corolla blindado.

Segundo a delegada, para ter o apoio da comunidade o líder da quadrilha mantinha dependência de pessoas carentes. “Ele emprestava imóveis para as pessoas e em troca pulverizava o tráfico. Recentemente, ele sofreu atentado e todos estavam aflitos com a disputa da liderança, porque lá também existem pessoas de bem. Os acusados eram acostumados a serem presos em flagrante, era preciso de provas suficientes para manter a prisão”, diz.

Foram presos: Kadine Prata de Souza, 30 anos; Saulo de Jesus Reis, 35 anos; Diogo da Conceição Santos, 29 anos; Afonso Santos Barros, 50 anos; Paulo Vinicius Silva Santos, vulgo "Babu", 27 anos; Tiago Barros Santana, vulgo "Titi',  33 anos; Carlos Felipe Oliveira Rios, 30 anos; Ingrid Kelli Brito dos Santos, 26 anos; Adriana Ferreira do Carmo, vulgo "Vudu", 42 anos; e Elvis Alves da Cruz, vulgo "Ninho", 38 anos.

Ainda de acordo com a delegada, os depoimentos dos presos estão sendo colhidos para dar continuidade as investigações e efetuar a prisão de outros envolvidos. “Fizemos um filtro para focar nos verdadeiros traficantes e não apenas usuários e pequenos distribuidores, haja vista que algumas delas utilizavam o tráfico como um manual de sobrevivência . Mas, vamos dar continuidade para de uma vez por todas estabelecer a paz na localidade”, completa Moinhos.

Ao todo, 60 policiais civis participaram da operação. Efetivo composto por agentes da Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal), Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), Divisão de Inteligência (Dipol), Grupo Especial de Repressão e Busca (GERB) e Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV).
[GALERIA][/GALERIA]

 

Fotos: cedidas pela SSP/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado