Dia da Conscientização contra Obesidade Infantil alerta para riscos | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Dia da Conscientização contra Obesidade Infantil alerta para riscos
Segundo especialista, consequências da obesidade podem permanecer na vida adulta
Cotidiano | Por F5 News 03/06/2023 14h15


Obesidade infantil é a condição em que uma criança encontra-se acima do peso para sua idade e tamanho. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza o índice de massa corporal (IMC) e gráficos para diagnosticar o excesso de peso em crianças de 0 a 5 anos e de 5 a 19 anos de idade. 

No Brasil, os dados do Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (SISVAN) apontam que nos primeiros seis meses de 2022 foram registradas cerca de 663.576 crianças com excesso de peso.

Para conscientizar os pais e responsáveis sobre a doença, foi criado o Dia da Conscientização Contra Obesidade Mórbida Infantil, que é comemorado neste sábado (3). O objetivo da data é fazer um alerta sobre os riscos e as formas de prevenção contra a obesidade infantil.

Em entrevista ao F5 News, o médico endocrinologista Saulo Sandes explica que a obesidade é multifatorial, podendo ser desenvolvida a partir de erros alimentares ou por conta de questões genéticas.

Segundo o endocrinologista, existem formas de evitar a obesidade infantil. “A alimentação é uma maneira de prevenir o excesso de peso, é recomendável que as crianças em idade escolar devem realizar, no mínimo, 60 minutos de atividades físicas, que podem ser programadas, lúdicas ou de resistência. Então, uma alimentação saudável, estímulo a atividades físicas, um bom sono e o limite do uso de telas (celular, televisão, tablet) funcionam como formas de prevenção”, disse Sandes ao F5 News

O médico explica que existem inúmeras doenças físicas e mentais que podem fazer parte da vida de uma criança obesa, como a alteração na glicemia, apneia do sono e a diminuição de auto estima. Além destas consequências, é comum que ocorra a permanência na condição de obeso na fase adulta.

“As crianças que têm obesidade com três anos têm 90% de chances de serem futuros obesos, é um número assustador. É possível tratar com individualidade, as crianças devem ir ao pediatra e endocrinologista pediátrico. Temos algumas maneiras terapêuticas para introduzir na criança e mudar esse desfecho negativo”, explica.

Como os pais podem ajudar na educação alimentar?

- Respeitar o plano alimentar da criança;

- Oferecer uma alimentação equilibrada em macronutrientes, com vegetais e fibras;

- Ter consciência da importância da nutrição materna infantil; 

- Replicar a alimentação saudável com os outros integrantes da casa.


 

Edição de texto: Ana Luisa
Mais Notícias de Cotidiano
Marcos Rodrigues/Agência Sergipe
18/05/2024  08h33 Sergipe tem sete municípios em situação de emergência
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  08h10 Confira a previsão do tempo para Aracaju neste sábado (18)
Ilustrativo/ Pixabay
18/05/2024  08h00 Herança digital: Saiba como proceder com a redes sociais após a morte
Ilustrativo/ Freepik
18/05/2024  07h00 Protetor solar vencido: saiba se pode usar produto fora da validade
SMTT Aracaju/Reprodução
17/05/2024  19h35 Engavetamento na Avenida Delmiro Gouveia deixa feridos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado