Dia de Doar: sergipaninha de nove anos corta os cabelos e doa ao Gacc | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia de Doar: sergipaninha de nove anos corta os cabelos e doa ao Gacc
Grupo de Apoio ainda precisa de doações para construção da sede
Cotidiano 01/12/2015 13h16


Por Fernanda Araujo

Um ato de amor ao próximo, um pequeno gesto de uma pequena criança pode transformar vidas. E esse gesto foi de uma menina de apenas nove anos de idade. No dia em que se comemora o “Dia de Doar”, uma campanha global realizada em mais de 80 países, desde 2013 no Brasil, a sergipaninha Bruna Luiza Rosendo decidiu cortar os seus cabelos para doar.

Inicialmente, Bruna teve a ideia de realizar um bazar na rua onde mora, destinando a renda ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer (Gacc) em Sergipe. Mas a sua solidariedade não parou por aí. Ela decidiu ainda cortar as madeixas e doar para confecção de peruca para pacientes com câncer. O corte foi feito durante um evento realizado pelo Gacc, na Sociedade Semear, nesta terça-feira (01) na capital.

Com seu jeito tímido, Bruna falou de sua satisfação. “Estou feliz, eu gosto de doar. Quando a gente estava fazendo um bazar, minha mãe disse que meu cabelo estava muito grande, aí eu decidir doar para o Gaac. É importante doar porque muitas crianças precisam do cabelo e elas querem, mas não têm”, disse a garota, que também quer conhecer a paciente que receberá o cabelo.

“É muito bom você ver que a gente tem esperança para o futuro. Um dia ela está ajudando a pessoas que necessitam e que não têm a oportunidade que ela está tendo. A gente sai na rua e vemos crianças debaixo de ponte, pedindo, e você fica sem poder fazer nada. Então, o pouco que a gente pode fazer é isso, dar educação para que os nossos filhos venham colaborar com essa ajuda que vem minimizar o sofrimento”, diz o pai, Tarcísio Rosendo, emocionado.

Para a gerente do Gaac, Ula Ribeiro, é preciso instituir na sociedade a cultura da doação, de modo que ela seja contínua e se torne um ato cotidiano. “É emocionante ver uma criança tendo uma iniciativa linda como essa. Hoje a gente luta por uma causa que, infelizmente, com o tratamento as crianças perdem o cabelo e elas questionam se o cabelo vai crescer, se vai ficar do mesmo jeito que era. Ela com certeza é abençoada e toda a família por ter dado força e mobilizado ela nesse dia tão importante. São 15 anos que marcam a nossa trajetória e nos motiva a continuar nessa caminhada ver tantos gestos de amor e solidariedade ao próximo”, comemora.

Nova casa de apoio

O Gacc também realizou durante quatro meses a “Gincana solidária de Mãos dadas com a Escola”, com o objetivo de arrecadar fundos para construção da sede da instituição, que fica localizada no bairro Cirurgia. A competição reuniu cinco escolas particulares da capital, que juntas arrecadaram cerca de R$ 6 mil. Mas, a meta é conseguir o valor de R$ 90 mil.

“Convidamos 20 escolas, mas somente cinco concluíram a gincana. Foi uma experiência maravilhosa e as escolas estão de parabéns, todas se comprometeram a dar continuidade em 2016 e queremos que outras se somem a causa. Com certeza vamos alcançar nossa meta porque a casa não acomoda mais tantas crianças”, afirma Ula Ribeiro. Atualmente, o Gacc acompanha 58 crianças e adolescentes em tratamento de câncer e com doenças hematológicas, como anemia falciforme e hemofilia.

Fotos: Fernanda Araujo/F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/ Arquivo pessoal
03/05/2024  17h49 Suspeito de racismo e LGBTfobia em lanchonete de Aracaju é intimado
Delegada solicitou as imagens das câmeras de segurança para auxiliar na identificação
Arthuro Paganini
03/05/2024  17h41 Chuvas em Aracaju: abril bate recorde e previsão é de mais precipitação em maio
Alagamentos triplicam e risco de colapso estrutural dispara em meio à clima instável
Jadilson Simões/Alese
03/05/2024  17h35 Justiça mantém condenação da primeira-dama de Simão Dias por transfobia
A pena privativa de liberdade foi substituída por uma restritiva de direitos
Lícia Menezes/ PMA
03/05/2024  17h31 Trânsito será alterado neste sábado para corrida na Orla de Atalaia
A previsão é que o fluxo seja totalmente liberado às 22h, na avenida Santos Dumont
Polícia Civil/Reprodução
03/05/2024  17h00 Suspeito de assalto se rende à polícia após fotos divulgadas em Aracaju
Ele se apresentou à delegacia e devolveu os aparelhos que foram roubados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado