Dia Internacional da Cerveja é celebrado nesta sexta-feira (06) | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Dia Internacional da Cerveja é celebrado nesta sexta-feira (06)
Confira como a cerveja artesanal começa a ganhar público no mercado sergipano
Cotidiano | Por Antonio Cardoso 06/08/2021 10h17 - Atualizado em 11/08/2021 11h28


Você sabia que na primeira sexta-feira de agosto é comemorado o Dia Internacional da Cerveja? A celebração começou lá na cidade de São Francisco, no estado da Califórnia, Estados Unidos, mas os apreciadores da bebida podem comemorar essa data em Aracaju. 

A capital sergipana já conta com fábrica e produção local de cerveja artesanal, se alinhando a um movimento verificado em outras cidades. Somente no ano passado, segundo levantamento da Euromonitor, empresa internacional de pesquisa e marketing, o Brasil produziu 13,3 bilhões de litros de cerveja.

A mais consumida é do tipo “pilsen" que, leve e refrescante, combina com o clima tropical da maior parte do país. As cervejas artesanais têm conquistado cada vez mais o público. Segundo a própria Euromonitor, o mercado ganha corpo a partir da inclusão de ingredientes locais, que dispararam o consumo em países como o Brasil.   

Em Aracaju, já existe uma representante desse segmento, a cervejaria Uçá, fundada em 2018, que leva o nome do crustáceo símbolo da capital sergipana: o caranguejo-uçá. A marca já ganhou prêmios de projeção internacional, colocando Sergipe no mapa das grandes produtoras de cervejas artesanais. 

Segundo o próprio mestre-cervejeiro e fundador, Felipe Barros, ele não gostava de cerveja e consumia outras bebidas alcoólicas, em particular o vinho. Mas foi a partir dos primeiros contatos com as cervejas artesanais que a paixão começou. Felipe buscou especialização e, depois, junto com o sócio André Felizola, abriu a cervejaria, contando com o apoio de sua esposa, Marcela Santos, hoje diretora de Marketing da empresa.

Um dos primeiros rótulos criados pela cervejaria é chamado de Arre-égua - termo tipicamente sergipano para exprimir espanto - que mistura os sabores da manga e do maracujá, além do lúpulo, em uma preparação no estilo IPA (India Ale Pale), um tipo de cerveja de características marcantes, com maior teor de amargor, sabor e aroma. 

Felipe Barros ainda dá uma dica para quem deseja começar a consumir cervejas artesanais, que são diferentes das tradicionais, mais leves. “Primeiro, eu sugiro não começar pelas cervejas mais amargas, porque o amargor, apesar de dar o sabor à cerveja, pode assustar o paladar de quem não é acostumado.”, alerta o especialista.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Laís de Melo

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Defesa Civil
15/05/2024  20h43 Governo faz relatório buscando soluções de problemas das chuvas em Sergipe
Divulgação
15/05/2024  19h00 CASACOR Sergipe anuncia datas de sua quarta edição
Ilustrativa
15/05/2024  18h12 Suspeito de estupro de vulnerável é preso em Riachão do Dantas
Daniela Luquini/ Apex Brasil
15/05/2024  18h06 "Somos gigantes na matriz energética", destaca Fábio na Comissão da União Europeia
PRF/ Reprodução
15/05/2024  18h05 PRF fiscaliza ônibus escolar adulterado na BR-101 em Nossa Senhora do Socorro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado