Dia Mundial do Rim: nefrologista recomenda hidratação e comer menos sal | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia Mundial do Rim: nefrologista recomenda hidratação e comer menos sal
Fugir da automedicação é outro ponto importante para o cuidado com o órgão
Cotidiano | Por Agência Sergipe Notícias 14/03/2019 16h22 - Atualizado em 14/03/2019 16h45


Na data em que é celebrado o Dia Mundial do Rim, 14 de março, o nefrologista do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde, Manoel Pacheco, faz um alerta quanto aos cuidados que devem ser tomados, principalmente com idosos, e dá dicas de como cuidar bem desse órgão essencial para filtrar as toxinas do sangue e, através da urina, desintoxicar o corpo.

De acordo com ele, a prevenção de uma doença crônica renal está diretamente ligada a alguns cuidados importantes que a pessoa deve ter, pois, o adiamento da falência dos rins estão diretamente ligados ao controle do diabetes e da pressão arterial. “O alerta que eu faço é manter o hábito saudável e a hidratação é fundamental, quem for portador da doença renal crônica e se desidratar vai forçar o rim. Outra dica é de comer pouco sal porque não vai ficar hipertenso, e quem for hipertenso vai controlar a pressão arterial, que é um dos fatores de agressão do rim”, alerta.

Para Manoel Pacheco, fugir da automedicação, principalmente dos anti-inflamatórios, é outro ponto importante para o cuidado com o órgão. “Quem tem fator de risco para doença renal se tomar essa medicação, a chance dessa classe de remédio destruir o rim é muito grande. Faça a prevenção, o rim existe e os exames simples de urina e creatinina são dicas grandes sobre o funcionamento dele. O diabético faz parte de um grupo de risco e deve estar monitorando sempre, a atenção básica deve estar funcionando”, explicou o nefrologista.

Ele destacou, ainda, que 80% das pessoas que entram em um programa de terapia renal substitutiva nunca desconfiaram que poderiam ser portadores da doença. “Essa é uma estatística triste, quando há a descoberta que o rim do paciente parou e é necessario fazer diálise, geralmente há um impacto psicológico do paciente. É muito importante repassar a informação. Se você tem um vizinho que é diabético, peça pra ele ver se o rim está funcionando direitinho, o hipertenso também, essas dicas devem ser multiplicadas e passar a ser monitorada com acompanhamento médico”, completou o médico.

 Adotar hábitos saudáveis promovem o funcionamento adequado dos rins, além de prevenir o desenvolvimento de outras doenças. A prática regular de exercício físico promove o bem estar geral do corpo, além de ser uma terapia natural para o controle da pressão arterial elevada e a retenção de líquidos.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Erick O'Hara/Agência Sergipe
01/05/2024  14h00 Concurso unificado: saiba tudo o que levar e o que deixar em casa
Em Sergipe, foram estabelecidos 59 locais de aplicação e 1.114 salas
Ana Lícia Menezes/PMA
01/05/2024  13h24 Vacinação contra a dengue para crianças inicia nesta quinta (02)
Serão disponibilizadas 9.833 doses de vacina para crianças entre 10 e 14 anos
Flavia Pacheco/SES
01/05/2024  13h18 Ressurgimento da epidemia de dengue gera preocupações
Entenda os principais motivos por trás do retorno da dengue e as ações necessárias
Freepik
01/05/2024  10h20 Homem é executado a tiros dentro de residência em Dores (SE)
Crime ocorreu na noite desta terça (30). Motivação seria rixa entre vítima e suspeito
Freepik/Ilustrativa
01/05/2024  10h00 Dia do Trabalhador: confira algumas das profissões mais antigas do mundo
Chaveiro, sapateiro e feirante ainda ocupam espaço no mercado de trabalho atual

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado