Diabéticos desconhecem retinopatia, doença que provoca cegueira | F5 News - Sergipe Atualizado

Diabéticos desconhecem retinopatia, doença que provoca cegueira
Cotidiano 29/10/2015 18h03


Sete em cada dez pacientes diabéticos desconhecem a retinopatia diabética, doença que mais causa cegueira nas pessoas que tem diabetes. É o que revela pesquisa divulgada hoje (29) pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). Segundo a pesquisa, 60% dos pacientes do tipo 2 não sabem que o diabetes pode causar perda da visão e 62% não fazem acompanhamento com um especialista em retina. 

“O desconhecimento da possível cegueira entre os [diabéticos do] tipo 2 seria uma surpresa. Enquanto acima de 90% dos [pacientes do] tipo 1 têm essa consciência, o estudo traz um alerta preocupante e a necessidade de maior informação. Todos precisam ficar bem atentos e podem se beneficiar pela eficácia dos tratamentos atuais, apontados por 90% das pessoas como responsáveis pela melhora da visão”, disse o presidente da SBRV, André Gomes.

Quanto ao tratamento, 89% do total de entrevistados disseram não ter conhecimento das terapias atualmente disponíveis para tratar a doença, mas 87% dos que fazem tratamento revelaram ter tido melhora significativa da visão, depois de começaram a ser acompanhados por um oftalmologista especialista em retina.

A pesquisa foi feita com 932 pacientes diabéticos, sendo 37% homens e 63% mulheres, entre 20 e 65 anos. A maioria dos pesquisados é portadora de diabetes tipo 2 (66% dos casos).

“Seis em cada dez diabéticos tipo 2 desenvolverão a retinopatia diabética ao longo da vida”, afirmou Jorge Rocha, diretor da SBRV. Rocha recomenda que pessoas com diabetes e maiores de 60 anos busquem acompanhamento periódico de um especialista em retina “para diagnosticar e tratar a doença, diminuindo o real risco de cegueira”.

Retinopatia diabética

Segundo a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, a retinopatia diabética é causada pelo acúmulo de açúcar nos vasos sanguíneos que irrigam a retina e é a principal causa de cegueira na população adulta entre 19 e 60 anos. De acordo com a instituição, 90% dos pacientes com diabetes tipo 1 e 60%, com o tipo 2, devem desenvolver a retinopatia diabética ao longo da vida.

A SBRV recomenda que eles visitem regularmente um oftalmologista, porque os sintomas da doença podem demorar anos para aparecer. A identificação da doença no estágio inicial é fundamental para  preservar a visão. Os sintomas, em geral, são visão embaçada, visão dupla, dificuldade para ler, perda de visão periférica, sensação de pressão nos olhos, perda repentina da visão e "moscas" ou flashes flutuantes.

De acordo com a SBRV, a ocorrência de manchas na visão pode indicar um estágio mais avançado da doença, e o paciente deve procurar imediatamente um especialista em retina. Mais informações sobre a doença podem ser obtidas por meio do site http://vejaparasempre.com.br/. 

Mais Notícias de Cotidiano
Ascom PMA
07/05/2024  12h18 Com 94 mm de chuva em 7hs, Prefeitura reforça monitoramento
Comitê de Gerenciamento trabalha para atender a população e minimizar os impactos
Arthuro Paganini
07/05/2024  12h02 Homem sofre afogamento na região dos lagos da Orla
Vítima foi resgatada por um popular e está internada no Huse
Reprodução Redes Sociais
07/05/2024  11h48 Jiboia aparece em rua no Santos Dumont, em Aracaju
Animal foi resgatado pela Adema e solto em área de preservação ambiental
Arquivo pessoal/ Divulgação
07/05/2024  11h07 Confira locais em Sergipe para entrega de doações ao Rio Grande do Sul
Doações estão sendo feitas após fortes chuvas que atingiram cidades do estado do sul
Divulgação PM
07/05/2024  10h47 Viaturas da PM se envolvem em acidente na Rota do Sertão
Uma das viaturas chegou a sair da pista. Não houve feridos 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado