Diretor do Cirurgia garante que serviço de Oncologia não será suspenso | F5 News - Sergipe Atualizado

Diretor do Cirurgia garante que serviço de Oncologia não será suspenso
Prestadora de serviço ameaça parar atividades no hospital
Cotidiano 30/11/2015 13h00


Por Fernanda Araujo

Profissionais médicos que trabalham no serviço de Oncologia do Hospital Cirurgia, em Aracaju (SE), através da empresa Onco Hematos – prestadora do serviço de quimioterapia – devem parar os trabalhos a partir desta terça-feira (01) por falta repasse do hospital. Para a empresa, não resta alternativa a não ser interromper a prestação do serviço, já que não é possível fazer a compra de remédios e pagar os fornecedores por falta da verba.  

Segundo a administração, a empresa chegou a se endividar por causa de empréstimos que foram tomados, sem saber que não seriam pagos. Ainda assim, citam acordos feitos entre o Ministério Público e a direção do Cirurgia que não foram cumpridos. A unidade de saúde presta serviço de alta complexidade em Oncologia, atendendo a todos os pacientes, desde a entrada até ser direcionado a cuidados paliativos e, além dele, apenas o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) oferece o serviço pelo SUS na capital sergipana.

Em contrapartida, o diretor do hospital Gilberto Santos, em entrevista à Rede Ilha na manhã desta sexta-feira (30), se comprometeu que a radioterapia, quimioterapia e cirurgia que o próprio hospital oferece não serão interrompidas. “O hospital, hoje, terceiriza o serviço de quimioterapia, esse serviço é prestado pela empresa Onco Hematos. Claro que a prestadora tem todo o direito de paralisar as atividades. Mas asseguro que não haverá nenhuma interrupção de tratamento do paciente. A Oncologia do hospital Cirurgia não irá fechar”, garante.

O diretor reconhece a dificuldade dos parceiros e admite a existência da dívida com a empresa, mas reitera que busca meios para que os valores sejam saldados. A falta de pagamento para a Onco foi resultado da falta de repasse do contrato firmado com o Município, que também não recebeu as verbas do Estado. “Na sexta passada estive com o secretário de Estado da Saúde. Ele listou as dificuldades inúmeras que o Estado vem enfrentando. A despeito de todas as dificuldades, ele nos prometeu complementar o repasse que tem a fazer para o Município. O secretário de Saúde de Aracaju disse que tão logo isso seja feito também irá fazer esse pagamento. Por essa ser uma preocupação múltipla não acredito que tenhamos grandes percalços no dia a dia”, diz, ressaltando que o pagamento de uma parte da dívida da Saúde pode ser feito ainda hoje.

Gilberto Santos lembra que, caso qualquer prestador queira encerrar as atividades, este deve encaminhar um ofício à direção do hospital para que se tomem as providências. A direção recebeu, no último dia 17, o ofício da Onco Hematos. “Pedi que nos enviasse esse ofício para que nós pudéssemos ter uma conversa com os gestores, fazendo-os entender das dificuldades que diferentes parceiros atravessam e que nós estamos ao lado deles para poder suplantar as dificuldades”, reitera.

Sobre o Termo de Ajustamento de Conduta assinado nos Ministérios Públicos Estadual e Federal, Santos afirmou que ficou acertado que a parada unilateral de qualquer prestador implicará, imediatamente, no cancelamento do contrato existente. "Enquanto Hospital Cirurgia não aceitaremos, jamais, que os pacientes fiquem à mercê de paralisações”, resume o médico.

Fotos: arquivo F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Valtinho em apresentação no Forrocaju em Casa, durante a pandemia de covid (Funcaju)
07/05/2024  20h59 Morre em Aracaju o músico Valtinho do Acordeon, aos 70 anos
O músico contabilizava 55 anos de carreira e unia talento à versatilidade
Michel de Oliveira/PMA
07/05/2024  18h55 Setransp aponta impacto negativo com possível fim da desoneração da folha
O Sindicato expressou sua preocupação destacando o impacto nos custos do setor
PMSE/Reprodução
07/05/2024  18h31 Arsenal de guerra com armas de grosso calibre foi apreendido em Aracaju
Foram apreendidas armas e munições usadas em crimes de grande potencial ofensivo
Mário Souza
07/05/2024  18h15 Após risco de paralisação, MP notifica SES sobre serviços no Hospital São José
A unidade hospitalar alertou o MP/SE sobre possíveis interrupções no atendimento
Divulgação
07/05/2024  17h47 Marinha pede cautela a navegantes sergipanos e alagoanos
Capitania dos Portos recomenda que embarcações evitem navegar enquanto durar alerta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado